Dica: o melhor jeito de conferir os artigos mais importantes do site é acessando o ÍNDICE.

23 de setembro de 2010

Tuga, a jabuti do Filippe

Olá a todos, continuando nossa saga de tirar dúvidas hoje vou contar sobre a Tuga, a jabuti do cuidador Filippe de Belo Horizonte - MG, que entrou em contato comigo por e-mail para tirar algumas dúvidas em relação principalmente ao terrário e seus itens.


Em seu primeiro e-mail Filippe me falou:

"Bom dia Renato!

Meu nome é Filippe e sou um grande fã do blog Vida de Jabuti!
Tenho uma Jabuti (a Tuga) há mais de dois anos (desde quando ela era  muito filhote) e confesso que não estava disponibilizando um bom habitat para a mesma.

Sempre dei uma otima alimentação para a mesma, porém ela ficava solta aqui no meu apartamento. Como sei que esse não é o tipo de piso ideal pra ela, decidi construir um simples terrário o quanto antes possível.
Ainda não comecei, mas já estou pesquisando e tenho como dificuldades espaço, dinheiro e tempo.

Já mandei fazer o terrário de madeira e agora estou precisando de uma ajuda sua para o substrato! Li na internet sobre um Repti Bark da Zoomed, mas pelo preço não sei se realmente é a melhor opção pra mim no momento.

Como você fez o seu?

Agradeço desde já."


Sendo assim, logo veio minha primeira resposta:

"Olá Filippe, tudo bom?

Fico feliz que entrou em contato comigo e obrigado pelo apoio em relação ao bog.
Vou fazer o possível para ajudar. Vamos lá!!

Antes de falar do subtrato, vale a pena reforçar que a alimentação é o pilar principal, em seguida vem o aquecimento e depois o ambiente. Outro item que deve ser lembrado é o raio UVB. Você tem lâmpadas que emitem UVB?? Seu jabuti toma sol?? Este sol passa por algum vidro antes de chegar ao jabuti?? A maioria dos vidros filtra bastante os raios UVB.

Em relação ao substrato, a partir de minhas pesquisas, eu recomendo dois tipos. Apesar de controverso, o primeiro deles é a grama sintética. É de fácil limpeza e o animal se adapta muito bem. O outro é uma mistura de terra, dessas que se compra em casas de jardinagem, com areia, na proporção de 60/40 respectivamente.

Não acredito que o Repti Bark da Zoomed seja um opção viável  pelo preço e, além disso, alguns cuidadores não recomendam seu uso.

Pense assim, qual é o tipo de solo que o jabuti encontra na natureza?? É terra, não é?? Sendo assim, o melhor que você pode fazer pela Tuga é imitar ao máximo a natureza para que ela se sinta mais confortável. Contudo, se você optar pela terra, é necessário que você faça troca deste substrato com o tempo, pois ele vai se contaminado com fazes e urina do jabuti, com isso a proliferação de bactérias tende a aumentar demais. Você pode me perguntar de quanto em quanto tempo se troca, mas a respostar é não sei, pois depende to tamanho do terrário, do tamanho do jabuti, etc. A minha idéia é fazer trocas anuais no mínimo.

Ficou alguma dúvida??

Se possível envie fotos, pois gosto de ver como o pessoal cuida dos jabutis.

Grande abraço!!"


Fillipe logo me retornou um segundo e-mail:

"A alimentação eu sempre cuidei muito bem, mas o restante estou sinceramente constrangido.

Tuga raramente tem acesso ao Sol, e quando tem é através do vidro da janela da sala. Mas essa realidade está prestes a mudar pois amanhã já vou mandar fazer o terrário de madeira (estou pensando em 1m X 50cm X 40cm) e quando o mesmo estiver pronto com certeza providenciarei as lâmpadas necessárias (apesar que vou ter que comprar pela internet, pois aqui em BH estou com um pouco de dificuldade de encontrar itens para jabuti).

Quanto ao substrato, achei muito interessante o que você contou sobre plantar algumas sementes no terrário para a jabuti mesmo consumir! Já estava pensando que não seria possível de fazer isso com a Repti Bark.

Mas referente a mistura de terra, é só chegar em uma casa de jardinagem e solicitar essa mistura? Você usa o mesmo substrato para toda área do terrário?

Muito obrigado pela boa vontade e pelas várias informações!

Percebe-se que além de entender muito, o carinho que você tem pela espécie é admiravel!

Pode deixar que a medida que eu for construindo o terrário eu vou lhe informando e mostrando fotos, mas por enquanto segue fotos da Tuga



filhotinha (quase 3 anos atrás).

Muito obrigado!"


Logo veio minha segunda resposta:

"Olá Filippe, 

O tamanho do terrário tem que ser de acordo com o tamanho do jabuti. Segundo o livro South American Tortoises, 'Chelonoidis Carbonaria, C. Denticulata and C. Chilensis' (Chelonian Library 3) por Sabine Vinke, Holgren Vetter, Thomas Vinke e Susanne Vetter, o melhor do ramo, a legislação alemã exige que:
- para 1 ou 2 jabutis, o comprimento do terrário deve ser de no mínimo 8 vezes o comprimento da carapaça do animal (o maior dos dois), a largura do terrário deve ser de no mínimo 4 vezes comprimento da carapaça do animal. Em relação a altura, no mínimo  2 vezes o comprimento da carapaça do animal.
- para 3 ou 4 jabutis: aumenta-se os valores em 10% para cada animal a mais.
- para 5 em diante: aumenta-se 20 % para cada animal a mais.


Contudo, muitas vezes não é possível reproduzir o tamanho integral dos terrários em apartamento, como é o seu caso. Por isso, nessas situações o que vale é o bom senso, ou seja, ofereça o máximo que conseguir ao animal e certifique-se de que ele não está em sofrimento.


Em relação ao solo do terrário,  vá em uma loja dessas de jardinagem e peça um saco de terra com X kg (de acordo com sua necessidade). Veja se eles tem saco de areia, se eles não tiverem compre em uma loja de materiais de construção um saco de X kg de areia média (e não a fina = poeira demais). Depois em casa, com o terrário pronto, impermeabilizado com uma lona de plástico, coloque para cada 3 medidias de terra, 2 de areia e misture tudo muito bem. Este substrato pode ser usado em toda a extensão do terrário, mas coloque alguns enfeites como pedrinhas decorativas, etc. para que o ambiente fique estimulante para o animal.


Deixe um solo com no mínimo 05 cm de altura, contudo se você deseja plantar, vale a pena deixar uma camada mais grossa. Entre as plantas que são uma boa para plantar no terrário (se elas conseguirem crescer, pois o jabuti detona... hahahhah), o agrião, almeirão, rúcula, chicória, rabanete e dente de leão são os que mais dão certo e os melhores alimentos para os jabutis. Porém, lembre-se de sempre complementar a alimentação com frutas e proteína.

 

Para nós que temos jabutis em apartamento, o complemento vitaminico com vit. D3 e a lâmpada de UVB são imprescindíveis. Para isso, peço que releia os seguintes itens:

09 - Kit Jabuti, parte 1
Confira com mais cuidado o iten2.0 - Lâmpada que Emite Raio Ultravioleta B (lâmpadas UVB)
 

10 - Kit Jabuti, parte 2 -- Confira com mais cuidado os itens: 7.0 - Suplemento de Cálcio e Vitamina D3, 8.0 - Suplemento Vitamínico e, por ultimo, Onde Comprar?

Dos itens que eu tenho e que recomendo sobremaneira sâo:
Exo Terra Repti Glo 5.0 Compact Tropical Terrarium Lamp - comprei pelo eBay (leia sobre em Onde Comprar?)
Exo Terra Sepia Bones ou genérico, ou seja, em lojas no Brasil você consegue comprar numa boa esses ossos de piriquito "roer".
Zoo Med Repti Calcium with D3 - comprei pelo eBay
Zoo Med ReptiVite with D3 - comprei pelo eBay


Qualquer dúvida em relação a compra me avise que eu ajudo com o maior prazer.


Filippe, agora é a minha vez de pedir um favor a você. Se você concordar eu gostaria de publicar esta nossa conversa no blog, para que sirva de informação para mais pessoas. Ainda, fotos seriam muito bem vindas, então, quando o terrário ficar pronto e você tiver condições de tirar fotos eu ficaria muito grato se você as compartilhasse comigo.


Por fim, eu é quem agradeço a você pelo interesse em oferecer uma melhor vida a Tuga. É realmente um prazer ajudar pessoas interessadas como você.


Conte sempre comigo, abraços!!
"


Não demorou muito e Fillipe me retornou um terceiro e-mail:

"Boa tarde Renato,
Será uma honra a publicação da nossa conversa, fique a vontade! 


O Marceneiro quis cobrar R$200,00 pra fazer o terrário nas medidas que te informei, portanto não pude continuar com a demanda. Mas pra não passar em branco, improivisei com uma gaveta mesmo aqui de uma cômoda. O tamanho não é o ideal para a Tuga e eu ainda preciso comprar a iluminação, mas já é um progresso! De inicio ela ficou tentando sair, agora já está acostumando.

Segue imagens, ressalto que é temporário e ainda está em processo de montagem.


Um abraço!"

Bom pessoal, o terrário provisório do Filippe ficou muito bom como vocês podem ver. Ele está de parabens! O substrato está adequado e a decoração também. Contudo vale ressaltar que é bom acrescentar uma casinha para o jabuti se esconder, pois eles adoram fazer isso. Também, para o terrário definitivo é importante instalar aquecimento e iluminação UVA e UVB (caso não haja disponibilidade do sol).

Tenho certeza que o Filippe fez um ótimo trabalho e que Tuga está em boas mãos.

Espero que este post sirva de inspiração para muita gente.

Ainda, volto a falar que gosto muito que o pessoal me dê um retorno, falando se o blog ajudou ou não, tirando dúvidas e principalmente enviando fotos.

O próximo pode ser o seu jabuti a estar aqui no blog, para isso entre em contato comigo por e-mail (vidadejabuti@gmail.com), envie suas fotos e conte um pouco sobre o seu amigo cascudo. Conto com vocês!!

3 comentários:

  1. Oi Renato, por um motivo mt triste trarei dois jabutis para viverem comigo, minha mae faleceu no dia 12 de março e desde pequena brincava com jabutis na casa dela, por muitas vezes ela me pediu para cuidar dos dois jabutis, chiquinho e jurema caso ela viesse a falecer, infelizmente esse dia chegou. bom tenho uma casa com grande quintal, mas irei reservar uma boa area para as bichinhas se acomodarem, mas gostaria de saber se vc tem alguma ideia de como fazer uma parte coberta para q elas possam se esconder.
    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Gostaria de algumas opções em relação ao terrario, pois estou c uma tartaruga(Tininha) de apenas 2 meses e quero proporcionar um ambiente bom p ela. Pode me ajudar?? Alessandra.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Gostaria de saber aonde posso encontrar a lampada para aquecimento do terrário. Estou com uma tartaruga (Tininha) de apenas 2 meses. Quero fazer um terrário p q ela fique mais confortavel, pois moro em apartamento. Pode me ajudar quanto as informações? Sei q a alimentação é o mais importante, troco a comida diariamente e sempre coloco alimentos fresquinhos. A água troco todo dia. Obrigada desde já, Alessandra de Jesus.

    ResponderExcluir