Dica: o melhor jeito de conferir os artigos mais importantes do site é acessando o ÍNDICE.

12 de agosto de 2010

Ostácio, o jabuti da Adriana

Olá a todos, como já disse aqui no blog, eu gosto muito que o pessoal me dê um retorno, falando se o blog ajudou ou não, tirando dúvidas e principalmente enviando fotos.

Por isso, hoje vou contar sobre o Ostácio, o jabuti da cuidadora Adriana de Recife, que entrou em contato comigo por e-mail para tirar algumas dúvidas simples e acabou parando aqui no blog servindo de mais um exemplo de bons cuidados com jabutis.

A Adriana montou um terrário muito legal para o Ostácio, um jabutizinho bem filhote que ela adquiriu recentemente. Confira as fotos abaixo:



As principais dúvidas ou receios que a Adriana tinha eram em relação ao aquecimento, ao comportamento do jabuti e ao solo. Sendo assim, fiz as seguintes orientações:

1. Estou certa em colocar uma luminária de lâmpada fluorescente para aquecê-lo? ou devo comprar uma específica paraa répteis?

Lâmpadas fluorescentes não são boas geradoras de calor, ou seja, elas somente servem para prover luminosidade ao animal. Já lâmpadas incandescentes, sim, são boas geradoras de calor e também luminosidade. Na verdade o ideal é que vc compre uma lâmpada específica para geração de calor, ou seja, um que produza mais bastante calor e pouca luminosidade. No blog tem algumas dicas, confira: http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/05/aa.html
Das mais em conta eu recomendo que compre a Exo Terra Heat Glo Infrared Heat Lamp ou similar. Agora, se dinheiro não for problema, vale a pena comprar de vez a Exo Terra Heat Wave Lamp ou similar, pois esta é de cerâmica e sua durabilidade é infinita vezes maior.
A idéia aqui é que de noite o animal precisa de escuridão e também calor, portanto se você usar uma lâmpada comum (calor + luminosidade), terá que providenciar outra forma de aquecimento para de noite...
Se por acaso você tiver dificuldades em adquirir estas lâmpadas me avise que há um jeito barato e fácil de promovaer aquecimento aos jabutis (estou trabalhando neste post e em breve estará no blog).O importante de tudo é oferecer um ambiente bom para o animal.

2. Estou intrigada... ele para dormir se enconde no casco? É normal se esconder até para dormir ou isso é sinal de que ele está se sentindo ameaçado, com frio, calor, etc.? Afinal, qual os motivos que levam a se esconder?

Veja bem, este é um comportamento absolutamente normal. É um comportamento instintivo de defesa do animal ao dormir, pois, pode não parecer, mas os jabutis são extremamente vulneráveis na natureza. Sendo assim, se esconder em sua armadura é a primeira das defesas... Ainda, você irá reparar que os jabutis gostam de ficar escondidos, saindo da toca somente para comer e, olha lá, para um banho de sol. Por isso a alimentação em cativeiro é o primeiro dos pilares. Não poupe esforços para oferecer uma alimentação variada e adequada ao animal, caso contrário ele ficará imunodeprimido e suscetível a doenças (pneumonia = morte).

3. Forrei uma caixa grande de plastico com um paninho, por medo de deixar ele em contato com o piso duro no intiuto de evitar deformações... Qual o fôrro ideal? Pensei em grama sintética, pode? Queria forrar o chão com algo higiênico e confortável para ele. Devo comprar algum produto para o xixi e as fezes?

Completando o raciocíneo da pergunta de cima, o segundo pilar é o aquecimento, o qual já abordei acima em sua primeira pergunta. O aquecimento é importante, pois ele também evita a imunodepressão. Já o terceiro pilar é o ambiente, do qual falarei agora.
Antes de mais nasa, recomendo que você leia mais sobre ambiente ideal para o jabuti no post http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/04/terrario-do-fuxico-e-nuwa.html
Mas já vou adiantando que:
- Medidas mínimas para o terrário são: para o comprimento a medida é 7 vezes o comprimento do animal, para a largura 5 vezes e altura 2 vezes;
- A temperatura ideal para o jabuti piranga é de no mínimo 27C de dia e de 21C de noite, sendo que a fonte natural de calor deles é o sol. Contudo estudos mostraram que jabutis que vivem na região do equatorial preferem manter seu corpo a uma temperatura de 29-30C.
- O substrato é um item muito controverso entre os estudiosos. Eu sigo a recomendação de um artigo do Tortoise Trust Web e substrato que se aproxima mais do ideal é uma mistura de terra (considerando as mais argilosas) e areia na proporção 60/40. Para melhorar mais ainda você pode misturar um pouco de material orgânico, como fibra de coco dessas que se compra em lojas de jardinagem, para que se assemelhe mais ao solo de florestas que são cobertas com folhas de árvores caídas e com bastante material orgânico misturado.
 
No caso de filhotes, um simples jornal serve como substrato. Apesar de alguns autores falarem que não, a grama sintética também pode ser usada, desde que seja feita uma higiene adequada.
 
Não é necessário produtos para o xixi nem o cocô, somente uma higiene adequada.

Adriana, agora sou eu quem quer te pedir uma coisa, ok? Por favor acesse o INDICE do meu blog ( http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/01/indice.html ) e dê uma olhada com carinho em todos os itens, com exceção de obrigatoriedade dos itens 01, 02 , 03, 04, 12 e 13, pois neste itens eu falo mais de outros assuntos...

Se você não tiver muito tempo, leia pelo menos os itens 07, 08 e 11, pois são itens muito importantes e obrigatórios de se ler.

Para finalizar este post eu gostaria de agradecer a Adriana e a todos que entraram em contato comigo, pois aprecio muito a participação de vocês.

O próximo pode ser o seu jabuti a estar aqui no blog, para isso entre em contato comigo por e-mail (vidadejabuti@gmail.com), envie suas fotos e conte um pouco sobre o seu amigo cascudo. Conto com vocês!!

3 comentários:

  1. Se esse blog é útil????????? ele simplesmente é o melhor! Sem ele provavelmente meu jabuti estaria correndo perigo de vida. Agora sei sobre luminosidade, alimentação, costumes, higiene, habitat... Me sinto agora mais segura e tranquila. Escrevi um email para Renato e ele imediatamente tirou todas as minhas dúvidas e me deu orientações importantíssimas. Obrigada Renato, vc é um ser humano impar, único! Não sei se é verdade (li na internet) que o jabuti está na Lista Oficial de "Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção" publicada (Portaria no 1.522, de 19 de dezembro de 1989) e que também é considerado um pré-histórico, verdade? Se for, agora entendo as semelhanças... você também faz parte da lista de pessoas que estão em extinção! Parabéns pelo blog e por ser essa pessoa maravilhosa que vc é!

    ResponderExcluir
  2. Que fofo esse jaba tbm!!!!!!
    Seu blog é MARA!!!
    beijaooo

    ResponderExcluir
  3. Renato, estou encantada com o seu Blog, realmente amei !!! Ganhei meu Jabuti quando fiz 4 anos, hj com 27 anos ele é meu maior e melhor companheiro... Valeu pelas dicas, vou acessar sempre. Abraço !

    ResponderExcluir