Dica: o melhor jeito de conferir os artigos mais importantes do site é acessando o ÍNDICE.

26 de janeiro de 2010

Cuidando Bem do Jabuti, parte 1

A WSPA, Sociedade Mundial de Proteção Animal, entidade que tem como missão lutar pelo bem estar dos animais, diz que os animais têm direito às cinco liberdades, ou seja, a viver (Farm Animal Welfare Council, 2003):
1. Livres de fome e sede.
2. Livres de desconforto.
3. Livres de dor, ferimentos e doenças.
4. Livres de medo e angústia.
5. Livres para expressar seu comportamento natural. (LINK)


Portanto, um bom dono deve ser capaz de oferecer ao seu animal de estimação no mínimo estas cinco liberdades.

Abaixo você encontrará somente informações mínimas que você deve saber antes de adquirir seu jabuti. Sugiro fortemente, também, a leitura aos que já possuem jabuti, assim você poderá atualizar seu conhecimento e inclusive compartilhar suas experiências e sabedoria aqui conosco.

Contudo, não se preocupe, não pecarei por falta de informações, estou escrevendo um livro sobre os cuidados do jabuti piranga e o disponibilizarei na internet para que todos tenham acesso. Portanto acompanhe este meu blog se quiser saber mais.


Desse modo, a seguir, eu apresento a vocês o básico que o dono de um jabuti deve saber, ou seja, os requisitos mínimos para bons cuidados do jabuti, baseado na literatura dos sites Tortoise Trust Web, Redfoot Tortoise, Tortoise Yard, de vários livros, além de muitas outras fontes, confira:


1.
Jabuti não é cachorro, gato, papagaio, etc. Portanto ele não deve ser tratado como tal. Ele é um animal único. Esteja disposto a renovar seu conhecimento de cuidado de animais.

Deixe de lado seus vícios, preconceitos e não dê bola para tudo o que as pessoas falam. Muitas vezes elas falam aquilo que ouviram de outras pessoas sem mesmo saber a real fidelidade daquela informação;


2. Ter um jabuti não é simplesmente largá-lo no quintal. Estes répteis exigem cuidados especiais e não devem ser "abandonados" no fundo de casa.

Quintais ou jardins são até indicados para criar jabutis por oferecerem geralmente um grande espaço, mas isso deve ser feito somente quando ele já tiver atingido cerca de 15 cm de comprimento. Ainda, você deve sempre recolher seu animal à noite para que ele não fique no relento ou oferecer algum outro tipo de abrigo.

Uma boa opção é construir uma casinha onde ele poderá passar suas noites. Até casinha de cachorro serve, desde que seja de tamanho proporcional (nem muito grande e nem muito pequena em relação ao jabuti) e aconchegante. Cuide sempre para que ele não passe frio ou fique na chuva;



3. Lembre-se sempre, jabuti não é tartaruga. Eles são exclusivamente terrestres, ou seja, eles não sabem nadar. Portanto, não dê chance para o azar. Se você for deixá-lo em um quintal que tem piscina, arrume um jeito para que o jabuti não caia acidentalmente e morra afogado. Do contrário, reserve outro local para seu amiguinho de estimação.

O mesmo vale para os potes de água, que devem ser rasos, impedindo que o animal se afogue. Ainda, devem ter o tamanho de duas vezes o comprimento do animal, pois eles às vezes gostam de entrar na água. Nunca prive este animal de água e faça a troca freqüente para que o jabuti tenha sempre água fresca;



4. Um item de extrema importância e que muita gente não se dá conta é o solo do local onde o jabuti irá ficar. É fundamental que o solo não seja de concreto, terra batida ou qualquer outro tipo de solo abrasivo. Isto para impedir que os animais provoquem atrito no plastrão (a parte de baixo do casco). Além disso, os machos no período reprodutivo caminham encaixados sobre as fêmeas e tendem a pôr o pênis em contato com o solo, que se for abrasivo pode resultar em graves feridas.

Solo liso também é muito ruim. Eles forçam os membros do animal e, com o passar do tempo, à medida que o animal vai crescendo, podem levar à deformações sérias no esqueleto, podendo ser irreversíveis e levar à dor e dificuldade de locomoção. Nada bom para a saúde de seu animal;


5. Há uma opção para quem não tem quintal ou não quer dividi-lo com seu jabuti. Um terrário não é nada mais do que um viveiro, só que para animais terrestres. Inclusive é possível deixá-lo dentro de casa. Neste caso é necessário que o terrário tenha algumas medidas mínimas. 

 Segundo o livro South American Tortoises, 'Chelonoidis Carbonaria, C. Denticulata and C. Chilensis' (Chelonian Library 3) por Sabine Vinke, Holgren Vetter, Thomas Vinke e Susanne Vetter, o melhor do ramo, a legislação alemã exige que:
- para 1 ou 2 jabutis, o comprimento do terrário deve ser de no mínimo 8 vezes o comprimento da carapaça do animal (o maior dos dois), a largura do terrário deve ser de no mínimo 4 vezes comprimento da carapaça do animal. Em relação a altura, no mínimo  2 vezes o comprimento da carapaça do animal.
- para 3 ou 4 jabutis: aumenta-se os valores em 10% para cada animal a mais.
- para 5 em diante: aumenta-se 20 % para cada animal a mais.

Contudo, muitas vezes não é possível reproduzir o tamanho integral dos terrários em casa. Por isso, nessas situações o que vale é o bom senso, ou seja, ofereça o máximo que conseguir ao animal e certifique-se de que ele não está em sofrimento.

Para medir seu jabuti, faça como na imagem abaixo.


Para quem não quer gastar muito comprando ou mandando fazer um terrário de madeira como os das fotos abaixo, minha sugestão é comprar uma daquelas piscinas de 1000 L de criança e preenchê-la com um substrato, pois a lona da piscina é muito lisa.


Pesquisando na internet eu me deparei com vários tipos de terrários e muita gente disposta a compartilhar suas experiências neste assunto. Veja logo abaixo alguns modelos de terrários que achei mais interessantes. Para mais informações acesse os respectivos links.

Lembrando que a polegada é uma unidade de comprimento usada no sistema imperial de medidas britânico. Uma polegada são 2,54 centímetros e sua abreviação é in.
Ainda, temos que 1 pé (unidade de medida) = 12 polegadas.
A unidade polegada é também representada por uma dupla plica (p.ex. 30″ = 30 in). Da mesma forma, o pé (unidade) é representado por uma plica, e então 6′2″ significam 6 pés e 2 polegadas (que medem 1,8796 m).
No entanto, por falta de conhecimento ou por dificuldades técnicas, a plica dupla é às vezes erradamente representada por umas aspas curvas (”) ou por umas aspas ASCII ("); do mesmo modo, a plica (′) é às vezes erradamente representada por um apóstrofo (’) ou por um apóstrofo ASCII (').

OBS:
Polegada em inglês = inch
Pés em inglês = foot 






 LINK


Olhe este maravilhoso design interno de terrário
 LINK


Por final, que tal este terrário??

Para matar a curiosidade do pessoal, o terrário do Fuxico e da Nüwa você pode ver aqui: http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/04/terrario-do-fuxico-e-nuwa.html

Há muita controvérsia sobre qual é o melhor substrato para o jabuti. Eu li muito e muito sobre isto e a minha conclusão foi que, fora o carpet especial para répteis, todas as outras soluções comerciais não são 100% adequadas. Muitas inclusive são até prejudiciais aos animais, podendo causar desde intoxicação até morte por impactação após ingestão.

O substrato que se aproxima mais do ideal é uma mistura de terra (considerando as mais argilosas) e areia na proporção 60/40 (três medidas de terra para duas de areia). Para melhorar mais ainda você pode misturar um pouco de material orgânico, como fibra de coco dessas que se compra em lojas de jardinagem, para que se assemelhe mais ao chão do cerrado brasileiro que possui material orgânico misturado. Ainda, a camada de substrato deve ser de no mínimo 5 cm de altura e deve ser renovada com o tempo, evitando mau-cheiro e proliferação excessiva de bactérias.
A fonte que eu mais me inspirei para montar este substrato foi a do site Tortoise Trust Web, neste artigo LINK.
Por ultimo, para que seu animal de estimação se sinta em casa, confortável, coloque sempre algumas plantas no ambiente onde ele irá viver, pois eles irão adorar;



6. Seja quintal ou terrário, é de extrema importância que seu jabuti tenha acesso ao sol. Se isso não for possível, você deverá comprar lâmpadas para iluminação e lâmpadas que emitem raio ultravioleta B. O sol ideal é o sol direto, sem passar por vidros, pois a maioria dos vidros filtram bastante as radiações solares, inclusive o UVB.

Lâmpadas comuns ou de UVA promovem estímulos que geram um bem estar psicológico no jabuti, ou seja, uma iluminação adequada é preditora de um comportamento ativo e combate que seu animal fique apático e desinteressado. Além disso, uma iluminação de qualidade estimula seu jabuti a se alimentar adequadamente e como consequência disso seu amigo cascudo não ficará desnutrido e suscetível a doenças. 


Para isso, lâmpadas incandescentes são preferidas, pois além de gerarem iluminação elas também geram aquecimento de DIA. Mas lembre-se que é sempre importante oferecer um gradiente de luminosidade e aquecimento para que seu jabuti escolha onde quer ficar, no escuro, no claro, no frio ou no quente. 

Ainda, luz e calor devem ser direcionadas na mesma área e posicionadas sempre no alto para melhor simular o sol e não incomodar o animal com luz diretamente nos olhos. Ainda, o fotoperíodo para o jabuti é de 12-14 horas, sendo que um timer o ajudará muito a manter um bom controle.

Antes de você comprar uma lâmpada dessas, saiba que uma lâmpada comum serve como fonte de iluminação UVA, não precisa ser uma específica para répteis, apesar de que dá um charme a mais e talvez maior segurança também.



Você também terá que adquirir lâmpadas que emitem raio ultravioleta B. Esta radiação é importante por promover a ativação da vitamina D na pele, a qual possui diversas funções ligadas ao metabolismo do cálcio, o que impedirá que seu jabuti apresente problemas ósseos.

Caso haja deficiência de vitamina D ou de cálcio na dieta, o jabuti desenvolve uma doença chamada Doença Óssea Metabólica (DOM), cujos sintomas incluem inchaço, letargia, fraqueza  geral e tremores. O casco pode também tornar-se macio e flexível. Se o jabuti for mantido nesta condição durante sua fase de crescimento ela também irá desenvolver deformações ósseas, bem como do casco.


O impacto da DOM é tão grande que ela continua a ser o assassino número um de jabutis em cativeiro (LINK - Tortoise Trust Web). Este é um dos pontos mais problemáticos no cuidado dos jabutis. A gente vê muitos jabutis com problemas de desenvolvimento ósseo por falta de informação de seus cuidadores.

Por favor, atente para sempre oferecer raios UVB ou suplementação alimentar com vitamina D ativada, também chamada de vitamina D3. Também, lembre-se de sempre trocar as lâmpadas UVB após um ano de uso, pois elas vão perdendo eficiência com o passar do tempo. Por ultimo, estas lâmpadas devem ficar acesas oito horas ao dia e a uma distância mínima de 30 cm do solo (dependendo do modelo). 


Abaixo há imagens de vários jabutis acometidos pela DOM. Por favor, faça o possível para que seu jabuti jogue no time dos saudáveis, ok?


Continua AQUI

188 comentários:

  1. eu tenho uma jaboti que se chama tutuga ela fica no quintal dos fundos mas eu so queria um macho para acasalar com ela.
    de qualquer jeito a qual a diferensa do jabuti de cabeça amarela pro de cabeça vermelha?
    alis meu jabuti adora se esconder voce sabe porque?
    a eela não bebe muita agua a augun problema com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, onde você mora
      eu tenho um macho de Jabuti Piranga (Cabeça vermelha) e eu preciso de uma fêmea para que ele possa acasalar


      Eu sou de Ipatinga, MG.

      Excluir
  2. Olá Lauriane, tudo bem?
    Hum, é complicado eu indicar um macho para ela se acasalar... Onde você mora?
    O que posso fazer por você é criar aqui no blog um post falando que você está a procura de um macho para acasalar... Se tiver interesse entre em contato comigo pelo meu email: vidadejabuti@gmail.com
    Sobre a diferença entre as duas espécies, eu recomendo que primeiro você leia o post "Conhecendo o Jabuti". Após isso, se você tiver alguma dúvida entre em contato comigo que ficarei feliz em ajudar.
    Os jabutis adoram se esconder mesmo... Imagine ele na natureza. Ele é uma animal pesado e lento, ou seja, em um campo aberto ele seria extremamente vulnerável a ataques de predadores, não? Pois é, por isso, evolutivamente, este comportamento deles de se esconder surgiu como uma resposta comportamental de proteção e sobrevivência.
    Em relação a beber água, é uma regra que o cuidador deixe um pote com água sempre a disposição do jabuti e sempre em um mesmo lugar para que ele saiba onde está caso queira beber. Assim, eles podem beber água quando bem entendem. Mas, respondendo sua pergunta, por ser um animal pacato, o gasto de água do jabuti tende a ser baixo mesmo.
    Qualquer outra coisa é só entrar em contato comigo por email: vidadejabuti@gmail.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. oi eo comprei uma jabuti faz 2 dias!
    ela é muitoo linda mais não sei qto tempo ela tem
    eo jah tinha duas tigres d'agua!
    moro em casa e não tenho quintal!
    e não tenho condiçoes pra fazer um terrario!
    dai colokei uma caixa no chão com jornal em baixo!
    cortei a caixa e fiz um lugar qdo ela quiser se esconder!
    coloquei umas pedras em cima do jornal! e as comidas e agua!
    queria colokar tbm tipo uma grama mais não sei qual?
    se voce poder me ajudar!
    e passar mais informaçoes sobre o ambiente
    obg !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu terrário eu mesmo fiz e nao me custou nada. Se quiser saber como fiz, entre no meu grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/220458081472840/

      Excluir
  4. olá.. acabei de achar meu jabuti dentro da piscina, pesquei ele com a rede.. e tinha certeza q ele estava morto.. mas não.. vivinho da silva.. graças a Deus, dai eu gostaria de saber.. quanto tempo o jabuti resiste dentro da agua e qual o procedimento agora.. percebi q ele levantou bem a cabeça e ao voltar, vomitou agua. O que devo fazer? OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  5. Resposta ao Anônimo 1:
    Então, para os filhotes o jornal já basta. Mas, deixando algumas controvérsias de lado, o que vc pode também usar é a grama sintética.
    Em relação a idade, é complicado mesmo saber se o local de onde vc comprou nao te informou isso. Talvez pelo tamanho dê para ter alguma idéia, mas é vaga.
    Sugiro que vc tire um tempo para ler alguns posts aqui do blog para que vc possa se informar melhor. Para isso entre em INDICE (http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/01/indice.html) que nesta página eu fiz uma seleção dos principais posts do blog. Se após isso vc ainda tiver alguma dúvida eu ficarei feliz em ajudar.

    Resposta ao Anônimo 2:
    Nossa mas que história hein!?!?!
    Em primeiro lugar é importantíssimo que vc isole o jabuti da piscina, seja colocando ele em um lugar cercado, seja mudando ele de ambiente. Desta vez vc teve sorte e conseguiu salvá-lo com vida, mas da próxima vez pode ser diferente...
    Esta pergunta é muito difícil de ser respondida... Mas os jabutis, por serem répteis conseguem prender bem a respiração, mas é claro que por tempo limitado, pelo menos na literatura que consulto, não há referência de quanto tempo eles conseguem prender a respiração.
    Olhe só, vc teve sorte, pois ele já estava se afogando, pois vomitou água...
    Agora o que vc deve fazer é isolar ele da piscina, ok?? Não cometa o mesmo erro duas vezes... O jabuti não merece..

    Obrigado pessoal, qualquer dúvida estou aqui...

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de agradecer enormemente as informações que encontrei em seu Blog. Estou criando uma filhote de jabuti, chama-se Pilombeta, q é filha de um casal de jabutis do sítio do meu Pai. Confesso q estou aprendendo a cuidar dela e me sinto mais segura sabendo q tenho um local de pesquisa muito confiável. Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu nome é Daiana.

    Gostaria de saber por onde os Jabotis bebem água.
    Seria pelas narinas?

    Obrigada e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Daiana, esta é uma boa pergunta.
    Não tenho certeza, mas acredito que sim. Além disso, os jabutis não possuem ducto lacrimal, ou seja, a lágrima que eles produzem não é drenada do olho para o nariz, como em nós. Sendo assim, este é o motivo de eles ficarem "chorando". Ainda, você pode notar que quando eles bebem água eles podem assoprar esta água sugada pelo nariz no intuito de limpar as cavidades nasais. Curioso, não?
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  9. ola pessoal eu adoro jabuti e acabei resgatando tres de um contrabandista e to dando tudo do melhor para eles so que preciso muito da ajuda de vcs eu queria comprar um terrario prara poder da um conforto melhor para os trez tentei fazer um mas ñ deu certo por isso estou oedido pra que si alguem souber de alguma pessoa que faça terrarios de preferencia de madeira na região de são paulo pode estar deixando um recado aqui que eu vou ler muito obrigado bjsssssssssssssss

    ResponderExcluir
  10. Oi, recentemente ganhei um jabuti fêmea de 7 anos,porém ela só come alimentos que ela reconhece o cheiro.Comprei uma ração própria de jabutis e ela não come,só come ração de gato(acostumaram ela a comer ração de gatodizendo que não faz mal)outra coisa que ela come é pepino e tomate.Isso me preocupa porque ela tem que comer frutas,verduras,ovo cozido com casca,carne moída crua mas ela não come nada disso.Primeiro ela cheira o alimento se reconhece o cheiro come senão não come .Por favor me ajude, me dá uma dica do que eu devo fazer.Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Olá Monique, entre em contato com o Caio: Seemanni Terribilis e-mail: aseemanni@hotmail.com
    Mande um feedback depois.
    Bjos!!

    PS: bonita atitude, mas você comprou os jabutis? Se sim, o certo seria não comprar e denunciar ao IBAMA, pois comprando você incentiva os contrabandistas a vender mais.

    ResponderExcluir
  12. Olá Anônimo, tudo bem?

    Pois então, o que nós faremos agora é desacostumar o jabuti a se alimentar errado.

    Veja bem, rações de cão e gato são inapropriadas como alimentação base aos jabutis. Elas contém altos níveis de proteínas que atrapalham todo o desenvolvimento do animal. Portanto vale a pena você entrar no INDICE do blog e ler no mínimo os posts:

    07 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 1

    08 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 2

    11 - Terrário do Fuxico e Nüwa

    A chave de uma boa alimentação é a variedade.

    Os jabutis são iguais a pessoas para comida, ou seja, tem gente que gosta de brócoli e gente que não. Sendo assim, vale a pena sempre anotar o que seu jabuti gosta de comer para que quando ele estiver meio desinteressado de comer, você saibe interessá-lo novamente. Vale a pena, oferecer de início mamão, manga, couve, chicória, agrião, almeirão, tomate picado ou cenoura ralada. Lembre-se de oferecer carne moída 1 x por semana e que você DEVE variar bastante a alimentação. Isso significa que ele não deve ficar restrito aos alimentos que gosta.

    Outro ponto que deve ser lembrado é que a ração específica para jabutis não deve ser a única alimentação do animal. Ou seja, deixe sempre a ração disponível, mas não faça dela o alimento principal, pois não são adequadas como alimentação exclusiva.

    Água sempre à disposição e o pratinho de água deve ser raso e de no mínimo duas vezes o comprimento da carapaça do jabuti, para que eles consigam entrar e se "banhar".

    A alimentação é o primeiro dos pilares, pois ela age no sistema imune do animal e previne que ele fique doente (temperaturas mais quentes são o segundo e o ambiente o terceiro).

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  13. olha..eu tenho uma jabuti chamada Melissa...ela ainda é bebê. Sendo quer ela n quer comer a ração. Só quer comer comida de gente ( arroz, feijão, galinha). Mas eu n quero dar comida de gente p ela. Oq fasso para ela comer a benedita ração?

    preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  14. Olá Anônimo, pelo amor de Deus, não dê comida de gente para seu jabuti, pois tem tudo de ruim para ele. Aliás somente dar a ração não é indicado.

    Por isso eu imploro para que leia no mínimo os seguintes posts do blog (acesse o INDICE):

    07 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 1

    08 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 2

    11 - Terrário do Fuxico e Nüwa

    NÂO cultive a preguiça, corra atrás e leia estes tópicos, pois seu jabuti corre sérios riscos de saúde se ele continuar com a alimentação inadequada.

    Espero mais notícias. Até mais!!

    ResponderExcluir
  15. olá , encontrei uma jabutizinha no meio da rua próxima a minha loja, acho que alguem a abandonou lá pois nao tem casa próximo só comercio, não sei a idade dela ela tem 15cm e é linda foi muito bem recebida por minha familia e principalmente meus filhos, estamos dispostos a cuidar bem dela e dar todo conforto possivel ela adora banana e morango foi o que percebemos até agora pois só faz 2 dias que estamos com ela, ela está com um pedacinho do casco quebrado perto da patinha dianteira direita isso se regenerará?
    ela come bem bebe agua bem também mais só vi ela fazer xixi 1 vez e cocô ainda não fez é normal? ainda não tenho o terrario mais pretendo adquirir um o mais rápido possivel pois em casa o piso e bem liso. por favor se puder esclarecer minha duvida ficarei muito grata.
    adorei o blog. beijoooos

    ResponderExcluir
  16. Olá Isaura, tudo bom?
    É realmente muito triste pensar que existem pessoas capazes de fazer isso com um animal. E o pior de tudo que essa é uma situação freqüente. Vira e mexe eu escuto esta história. Mas que bom que agora ela está em boas mãos, pois tenho certeza que você vai cuidar muito bem do jabuti.

    Isaura, a primeira coisa que você tem que fazer é ler vários tópicos deste blog. NO MÍNIMO: 07 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 1 ; 08 - Cuidando Bem do Jabuti, parte 2 e 11 - Terrário do Fuxico e Nüwa. Acesse estes posts pelo ÍNDICE do blog.

    É difícil saber a idade do jabuti, mas há uma maneira de ter uma idéia pelo menos. No casco do jabuti há uma série de áreas mais claras envoltas por áreas mais escuras, não? Pois bem, escolha UMA dessas áreas da parte de cima do casco e conte, da parte clara até o final da parte escura de sua seleção, quantos relevos existem. A quantidade de relevos será aproximadamente a idade do animal. Acredito que este animal deve ser novo, uns 8 anos eu chuto.

    Fraturas de cascos são muito sérias e devem ser avaliadas por um veterinário. Como é esta fratura?? É pequena ou grande?? Atinge o interior do jabuti ou é bem superficial?? É antiga ou recente?? Envie uma foto por e-mail para mim para que eu possa dar uma olhada.

    Ah, antes de você colocá-lo em um ambiente com terra, você deve tratar o jabuti contra vermes, pois se não ele contaminará o local.

    É normal o jabuti comer pouco neste momento, pois ele deve estar super estressado. Por isso uma consulta em um veterinário, alimentação e aquecimento são extremamente importantes neste momento.

    Isaura, vamos conversar por e-mail, ok? É melhor. Aguardo sua resposta.

    ResponderExcluir
  17. Adorei ter encontrado esse espaço! Minhas filhas ganharam dois jabutis da madrinha delas a aprox. 7 meses e como moro no sul do brasil e me disseram q apenas eles precisavam de uma cobertinha de lã para se aquecer passaram o inverno sem aquecimento o que acredito ter gerado uma pneumonia, pois percebi um secreção nasal e conforme minhas pesquisas nos sites para jabuti isso eh sintoma de pneumonia não eh? Levei a um veterinário(não especializado em repteis, aqui na minha cidade não tem) mais muito atencioso que entrou em contato com colegas que eram e medicou o pequeninho com antibiótico. Agora já estou providenciando um terrário tudo certinho como as recomendações desse espaço, quero o melhor pros pequeninhos (eles tem 7cm). Com relação a alimentação eles comiam maças, banana e na maioria das vezes couve ou alface(já vi q essa não eh a melhor opção), carne moida raramente. Já estou adequando a alimentação tbm, conforme recomendação do veterinário inclui reptolife na alimentaçao. Minha dúvida eh a seguinte depois q eles foram medicados não vejo mais eles comerem e nem beberem água (antes comiam e bebiam), tem algo que eu possa fazer para estimular a alimentação? To preocupada não quero perder os pequeninos...

    ResponderExcluir
  18. Olá Juferal, tudo bom?
    Eu é que fico feliz com seu apoio!!
    Que bom que tudo agora está indo bem!!

    Sim, cuidar da alimentação e aquecimento é fundamental.

    Existem duas coisas que são fatais para jabutis domésticos: alimentação errada e frio = penumonia = morte.

    Para abrir o apetite do animal, ofereça de início para ele comer frutas saborosas como manga, mamão, melancia, melão, uva, morango, etc. Verduras como agrião, almeirão, chicória, couve, tomate picado, cenoura ralada, etc. Também vale a pena tentar oferecer carne moída crua, pois geralmente eles não negam este alimento, mas se lembre que só deve ser dado uma vez por semana ou a cada 15 dias. O que você deve ter em mente em relação à alimentação é que ela deve ser sempre variada, essa é a regra número um.

    Se ele insistir em não se alimentar, tente então criar um habito alimentar. Para isso, ofereça comida na hora mais quente do dia e, quando chegar esta hora, pegue o jabuti e coloque-o de cara com a comida. Faça isso todos os dias até ele se acostumar com essa rotina.

    Jabutis no inverno, por causa do frio, tendem a comer menos e a conservar energia, por isso eles podem gostar de ficar escondidos um bom tempo. Este comportamento também costuma se repetir em jabutis mais velhos, independente do frio, calor ou da época do ano.

    Em relação ao aquecimento, é importante que você saiba que os jabutis são animais pecilotérmicos, ou seja, eles não geram calor igual aves e mamíferos, sendo assim um cobertor não irá esquentar, pois não há calor para ele segurar.

    Por isso, compre uma lâmpada de aquecimento para répteis.

    Espero ter ajudado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Olá Renato,

    Obrigado pelo auxílio, estou procurando essas lampadas na web porém estou em dúvida de qual comprar já que onde moro a voltagem é 220v e a maioria dessas lampadas operam em voltagem 110v. Sabes de alguma que opera em 220v? Tens alguma sugestão de qual lâmpada em posso comprar? Atualmente no terrário deles tenho uma lampada incandescente 100w (aprox 30cm de distância do animal) mas a noite emite muita caridade.

    ResponderExcluir
  20. Olá Juferal, tente comprar então uma lâmpada de 220v mesmo... O duro vai ser achar aqui no Brasil... Se não achar acredito que você terá que usar um transformador.

    Eu sugiro a compra da Exo Terra Heat Glo Infrared Heat Lamp ou a Exo Terra Heat Wave Lamp. Entre no post Kit Jabuti, parte 1 (http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/05/aa.html) e dê uma conferida mais de perto na lâmpadas.

    Você já comprou pela internet?? Já comprou pelo eBay? Comprar essas coisas específicas de répteis pelo eBay é uma boa...

    No final do post Kit Jabuti, parte 2 (http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/03/kit-jabuti-parte-2.html) eu falo sobre comprar produtos no exterior...

    Abraços!!

    PS: realmente de noite esta lâmpada incandescente que você falou não servirá!

    ResponderExcluir
  21. Oi tenho uma dúvida:tenho uma jabuti fêmea e às vezes ela faz um barulho como se fosse o cacarejar de uma galinha.O que significa isso?

    ResponderExcluir
  22. Olá Anônimo, significa que ela é normal.
    Somente isso... hahahah
    Abraços!

    ResponderExcluir
  23. tenho 2 jabutis filhotinhos!!estão numa caixa forrada com jornal!!são jabutis piranga!!a caixa é 8X o comprimento do maior!!e largura 6vezes!!só tenho eles a dois dias!!tem aguá e comida(verduras vegetais raçoes etc..)a vontade!!só queria saber se posso dar carne moida??pq,ainda são filhotinhos o maior tem em torno de uns 8,ou 10cm!!(comem normalmente)

    ResponderExcluir
  24. Renato gostei muito do seu post... encontrei um jabuti ontem na rua de onde moro, nao sei se é de algum morador do bairro, ele esta com 60% do casco sem os escudos, a parte de cima esta sem escudos e esverdiada comose fosse a ultima camada sabe? somente mas laterais das bordas do casco esta normal, mas parece que os escudos estao se soltando, isso é normal? ele troca os escudos? ou é devido a maus tratos e má alimentação? , o que posso fazer para concertar o casco? quero muito ajuda-lo , ah!, ele mede mais de 40 cm e pesa de 10 a 13 kg, me ajude por favor!]
    muito obrigado
    David

    ResponderExcluir
  25. Olá Anônimo, então, se recomenda que ao nascer os animais fiquem sem comer por 30 dias, só precisando mesmo de água. Contudo, já que eles estão comendo normalmente, continue ofercendo comida. E sim, a carne faz parte da dieta do animal e deve ser oferecida uma vez por semana.
    Cuidado com jabutis filhotes, ofereça uma dieta balanceada e aquecimento.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  26. Olá david_skoalmenta, veja bem, não há o que eu possa recomendar que fuja de uma consulta no veterinário, pois este jabuti aparenta estar muito doente e precisando de cuidados especializados.
    Contudo, de antemão eu digo que ele deve estar com uma grande infecção do casco, sendo necessário tratamento medicamentoso e tópico, provavelmente.
    Até mais!!

    ResponderExcluir
  27. OLá, Renato

    Consegui com uma funcionária um jabuti de um sítio da família dela. Ele tem quase 2 anos, já é bem grandinho. Tenho uma casa com um jardim bemmm grande e sempre pensei que seria o lugar perfeito para ele, como uma verdadeira floresta. Entretanto, tenho 03 dúvidas:
    1) Tenho uma piscina, ela tem um barrado de pedra, mas como posso fazer para me assegurar que ele não caia na água? Tem instrução de algum tipo de protetor?
    2)Não tenho que ter medo que ele desça uma escada grande que dá para a rua?
    3) Fico preocupada também de que ele se esconda ou se perca pelos cantos do jardim. O que fazer?
    Antecipadamente grata

    Lica

    ResponderExcluir
  28. Olá Lica,
    1) Use um cercado ou construa um pequeno muro nos locais de divisão dos ambientes em que você não quer que o jabuti vá.
    2)Sim, o melhor é construir um cercado.
    3) Nada, os jabutis adoram se esconder, é instintivo para eles. Além disso, eles só saem do esconderijo quando querem comer, beber ou se reproduzir.
    Até mais e da próxima vez por favor use o post de tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  29. Eu tenho um jabuti, ele tem mais ou menos uns 5 anos de idade... É possivel saber se ele é macho ou femea atraves do plastrão? E por favor, corrija-me se estiver errado: O macho tem um plastrão mais afundado, exatamente para a época de acasalamento, a femea tem um plastrão mais reto, certo?

    ResponderExcluir
  30. Olá Anônimo, as suas respostas já estão respondidas no post "Conhecendo o Jabuti" e por favor da próxima vez use o post dúvidas.

    ResponderExcluir
  31. Ola queria saber qual material eu posso fazer um terrario que não gaste muito dinheiro?
    É que eu vou ganhar um ou vou comprar.
    Se eu comprar eu vou ter que fazer um terrario. porque ele é pequeno vai que algum bicho pega ele(ele vai ser filhote)
    E se eu ganhar eu não vou fazer porque ele é bem grande ai nenhum bicho ira pega-lo para comer não é?
    Até mais.

    ResponderExcluir
  32. Primeiramente gostaria de parabenizá-los, pois ficou muito bonito, criativo e acho que seus bichinhos também adoraram.
    E eu tenho um problema em relação ao terrário que irei construir, eu moro em uma casa com quintal, mas ele é de piso então percebi a necessidade desta construção, mas eu tenho um cachorro e eu tenho certeza que quando ele vê aquela terra os olhinhos dele vão brilhar, e aí já viu né, meu trabalho todo à toa , ele imundo e meu jaboti sem casa...
    O que faço? Tela é uma boa opção? E eu não gostaria de colocá-lo dentro de casa, pois acho a radiação solar mais natural...
    Agradeço desde já pela atenção.

    ResponderExcluir
  33. olá.

    Tenho uma fêmea no meu jardim e um amigo com outra fêmea está deixando ela aqui durante as férias. O que estamos observando é que as duas se encaram quase o dia todo e mexem as cabeças rapidamente. parece uma dança ou um tipo de comunicação. Bem esquecito isto. Alguem já viu isto e sabe como explicar este comportamento?
    Posso gravar e mandar um vídeo se alguem se interessar.

    Obrigado,

    Peter

    ResponderExcluir
  34. Olá Renato,tenho um casal de jabutis,a Savana tem uma cor mais amarelada,nas manchas,e o Dino mais alaranjada.O Dino é bem espertinho,come bem,a Savana,porém é mais quieta,come pouco,antes era ao inverso.Estou preocupada póis ela algumas vezes comeu a própria vezes,o que significa isso?E,coloco frutas,verduras..,mas tenho dificuldade qto dar a alimentação correta deles.Ambos estão em uma caixa bem espaçosa,forrada com jornal,teem uma casa feita de caixa de sapato,com panos para se acasalharem e uma caixa com terra,o que masi posso fazer?

    ResponderExcluir
  35. Olá Renato,
    Tenho 14 anos, e quando acessei o seu blog, simplismente adorei. Fala muito dos jabutis, sobre a vida deles, como cuidar deles. Tenho duas aqui em casa, e são muito espertas.A maior se chama Clover, e a menor, Miette.Não sei porque, mas quando acessei o seu blog, fiquei muito feliz, pois soube que é um lugar que eu posso obter informações de como cuidar das minhas duas bebes. Então qualquer dúvida, é só eu vim acessar aqui. Parabéns pelo blog. É demais!!!

    ResponderExcluir
  36. eu um jabuti e ele quer acasalar sera que a Lauriane estaria enteresada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    nome MAT

    ResponderExcluir
  37. Boa noite! temos um jabuti que sofreu um acidente (queimou-se no momento em que a funcionaria da casa queimava os matos no terreno após a capina; ele estava escondido sobe as folhagens)agora ele esta ferido, com o casco danificado e opaco, não se locomove muito bem devido as patas estarem machucadas inclusive uma sangrando. Gostaríamos de saber o que podemos dar a ele para ele se fortalecer e dar mais vitalidade a pele e ao casco.
    Desde ja agradecemos.

    ResponderExcluir
  38. Primeiramente, parabéns pelo blog! Muito didático e esclarecedor.
    Eu e minha família criamos a cerca de 7 anos um jabuti. Na quarta-feira ele foi atropelado, o casco se rachou e ele perdeu uma pequena quantidade de sangue. Levamos ao veterinário que não é especializado em repteis (não há em minha cidade) que o medicou, encaixou a parte rachada, fez curativos e nos disse que provavelmente o casco se regeneraria.
    Desde então, trocamos o curativo diariamente, medicamos conforme orientação e mantemos o jabuti em repouso, mas temos observado que ele está extremamente quieto e seu pescoço e patas dianteiras estão bastante inchados.
    Gostaria de receber recomendações para a mais rápida recuperação do meu animal, e qual a possível causa do inchaço. Estamos todos bastante preocupados. Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  39. Renato, o que é mais indicado na hora de tratar dos jabutis, botar a comida deles no lugar escolhido e deixar lá quando eles sentirem fome eles comerem ou sempre pegar eles e botar de cara na comida?

    porque a femea do meu casal de jabuti ela é muito preguisosa, eu sempre pego ela e boto de cara na comida, aí ela come e volta pro lugar onde ela sempre gosta de ficar e não sai de la de jeito nenhum só sai quando eu tiro ela de lá para dar comida á ela e aqui onde eu moro é litoral, a temperatura aqui é a ideal para eles mais mesmo assim ela me dá esse trabalho de ficar tirando ela sempre do mesmo lugar todos os dias. o macho já é diferente sempre quando piso no lugar onde ele fica, ele me segue aonde eu for, kkkk me ajuda aê renato. valeeu :)

    ResponderExcluir
  40. Oi, aqui é a Bia
    eu tenho um jabuti só que estou com uns probleminhas com ele..
    Hoje ele estava no cercadinho dele, tomando sol, e quando eu fuitirar ele do sol, porque ja estava ficando muito forte, eu encontrei ele apoiado na madeira do cercado com a boca cheia de espuma, ai eu peguei ele e coloquei ele pra nadar um pouco, depois eu tirei ele da agua, coloquei em cima da mesa, coloquei a ração dele e um popuco de agua, mas ele nem comeu a ração e nem bebeu agua.Ele não andava, não saia do lugar, e eu peguei ele na mao, ele ficou com a cabeçinha baixa e parecia muito fraco..
    O que será que ele tem?

    ResponderExcluir
  41. Bia, ele tem penumonia ou intoxicação. VOA para um veterinário!

    ResponderExcluir
  42. tenho um jabuti pianga que esta com dificuldade de andar, mas esta se alimentando bem,a onde eu coloco ele fica, tente andaer mexendo copm a cabeça e as patas da frente mas so roda, nao sei o que fazer. Levantei ele e vi que nas pata trasseira faltava um pedaço do casco,começei a colocar propvedine e propolis não sei se é certo, não esta adiantando muito.eu não conheço nehum veterinario para leva -la o que faço para ele melhorar.aonde ele fica e no quintal com ardosia, mas ele sempre ficou desde q ganhei era muito pequeno, hoje ele deve ter ums 25cm, me ajuda,por favor. zuleika(pererecka@uol.com.br)

    ResponderExcluir
  43. cara me ajuda pelo amor de Deus!!!
    minha jabuti(femea) tem 5 aninhos e neste dia ela foi fazer xixi e saiu uma coisa esquisita do rabinho dela, mas ela nem reclamou e simplesmente ela "puxou" devolta!!!
    me explica isso por favor, estou preocupado...
    vlw...
    abraço...

    ResponderExcluir
  44. Anonimo...
    tenho um jaboti que não quer comer nada ,nem beber agua, ele as vezes fica com preguiça de andar ele comia frutas e folhas como alface e repolho ,carne , mas adora minhocas ,faz 2 dias q nem as minhocas ele quer comer.... por favor me diz como faço pra ele comer ...vlw...abraço

    ResponderExcluir
  45. Olá pessoal,

    Só lembrando que não eu mais tiro dúvidas (http://vidadejabuti.blogspot.com/2009/01/duvidas.html), pois estou dando um tempo do blog (http://vidadejabuti.blogspot.com/2010/12/dando-um-tempo.html).

    Contudo fique a vontade para deixar seu comentário aqui.

    Até mais!! Obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
  46. Boa Tarde... estou passando para parabeniza-lo pelo belissimo trabalho e espero que assim que possa volte a nos dar um socorro, precisei de uma resposta e obtive aqui hoje graças ao seu blog... Grande abraço e sucesso sempre...

    azeneide_tristao@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. BOM DIA RENATO, ESPERO QUE VOCÊ POSSA ME AJUDAR.
    TENHO UM CASAL DE JABUTI "PIRANGA", JÁ ALGUM TEMPO. ELES VIVEM NO MEU QUINTAL, E TEM UM LUGAR COBERTO ONDE ELES DORMEM. A ALGUNS DIAS ACHEI UM FILHOTINHO MEDE 5CM. COLOQUEI DENTRO DE CASA EM UM CX. ETC.... O CASO É O SEGUINTE HOJE QUANDO EU ACORDEI OBSERVEI QUE O OLHO DIREITO DELA NÃO TÁ ABRINDO E TA UM POUQUINHO INCHADO, MAIS ELA ESTÁ COMENDO NORMALMENTE, BOM POR ENQUANTO, EU ESPERO. VOCÊ SABE COMO EU DEVO PROCEDER PARA SOLUCIONAR ESSE PROBLEMA? ESPERO QUE VOCÊ CONSIGA ME RESPODER LOGO!!!!

    ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  48. DESCULPA, NÃO LI ANTES DE POSTAR O MEU COMENTÁRIO, QUE VOCÊ NÃO TIRAR MAIS DÚVIDAS.

    BOA SORTE COM O LIVRO ATÉ BREVE.

    ResponderExcluir
  49. Olá Renato, seu blog é fantástico e me esclareceu muitas dúvidas, minha história e a seguinte, moro na Bahia, minha casa tem 1 terreno de 2,200m quadrados e dia 29 de março acharam aqui no condomínio que moro 1 jabuti lindo, ele tem 25cm e tem cor laranja, minha felicidade foi enorme pois realizei um sonho, ele ama melancia e banana mas não toma agua e anda o dia todo, tenho plantado aqui abóbora e outras coisas, já vi ele comendo folhas mas é sempre dificil saber onde ele está. Sabado passado, dia 02 de abril, estava com meu marido na rua e avistamos um casal com 2 jabutis, pedimos uma informação e ganhamos 1 jabuti! Mais feliz ainda o trouxe para casa, ele tem o mesmo tamanho que o outro, porém é vermelho. O antigo dono dava ração de cachorro, coisa que eu não quero fazer, mas ele não tem comido frutas que coloco e outra coisa, eles brigam demais, agora parece que houve uma trégua, cada um fica num lado do terreno. Queria uma sugestão sua, os deixo soltos ou faço lugar para eles? Juntos ou separados? Sou contra a compra de jabutis e gostaria de ganhar mais animais como esse! Abraços e de antemão agradeço!

    ResponderExcluir
  50. Renato, desculpe as perguntas, havia entrado direto no post sem ler a pagina inicial, boa sorte com o livro e quero ser a primeira a compra-lo! abraços

    Rosangela Guajardo

    ResponderExcluir
  51. Olá,adorei o blog e tenho uma pergunta.

    Meu jabuti vive no jardim bem grande,mas nele há concreto e algumas partes de terra com plantas que ele adora.Ele viveu a vida toda naquele lugar,há problema?

    ResponderExcluir
  52. Olá meu nome é Cristiana, tenho um casal de Jabuiti o macho de aproximadamente 25 anos e a femea com 20 anos mais ou menos eles vivem no quintal de casa, que é um pequeno pomar, fiz um casa de concreto é bem espaçoso porem agora tive que colocar no jardim pedrisco, será que isso ira machuca-los? e a casinha será que e frio para eles? o piso é com madeira tipo laminado?? peciso de mais informaçoes para cria-los no quintal. obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá! Ganhei um filhote de jabuti há dois dias. Ela ou ele está numa caixa de madeira com um jornal e todas as comidas que descobri que ela gosta. Gosto muito de arte e gostaria de pintar a caixa por fora. Tenho algumas perguntas pra fazer
    - Faz mal os jabutis comerem sementes de maçã?
    - A tinta faz mal pra eles?
    - O jornal é adequado?
    - Ela está comendo as fezes dela, o que eu faço?
    - Tenho uma cachorra e fiz um cercadinho pra ela, mas tenho medo de minha cachorra assustá-la. Qual sua recomendação?

    Por favor, mande um e-mail para: niina.flu@gmail.com
    Desde já agradeço,
    Mahara, 12 anos.

    ResponderExcluir
  54. meu email é priscilatimotio@gmail.com eu preciso de ajuda urgente.
    Tenho uma jabuti não sei a idade dela mais é pequena creio que uns 5 anos.
    Ela foi mordida pelo meu cachorro faz mais ou menos 1 ano e meio,levei ela no veterinário e nos furos que fez no casco ele colou durepox ainda não caiu mais percebi que o lado que tem mais durepox não está do tamanho do outro o que não tem durepox está bem maior perto da cabeça dela eu não sei se é por causa disso ou porque depois que ela foi mordida quase não tomou mais sou pois fiquei com medo do cachorro escapar e morde-la novamente estou desesperada pois amo a minha jabuti que se chama Lalinha a maioria dos veterinários não sabem ainda cuidar de jabuti por favor me ajudem espero resposta o mais rapido possível não esqueçam omeu email é priscilatimotio@gmail.com
    Aguardo anciosa por resposta

    ResponderExcluir
  55. Oi, bom eu sempre tive jabuti, já faz uns 25 anos que tenho em casa, hoje tenho 5, porém levei um susto ontem, meu pai foi no quintal e encontro um bebe jabuti, ele mede cerca de 4cm, to tedo muita duvida em como cuidar, pois nunca tivemos um bebe em casa, me ajude, ele bebeu agua apenas, tirei do local onde estava porque lá esta muito umido, me ajude pois este bebe esta sendo a alegria da casa, fizemos uma festa com ele pois nunca conseguimos chocar um ovo. E outra a mamae esta no local,devo deixar com ela o bebe? Aguardo resposta meu e-mail é nashikinha@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. oi tenho uma jabuti q nao come a duas semanas
    o q eu faço?
    me ajudem

    ResponderExcluir
  57. Olá, tenho uma jabuti de 11 anos mas a considero pequena para a idade. Quanto aproximadamente mede o animal neste período? Abraço, Elder.

    ResponderExcluir
  58. Minha jabuti filhote não come nenhuma comida desde que chegou na minha casa, e já fazem 6 dias e só bebe água. Eu coloquei um pouco de ração na água pra ver se ela pelo menos absorve algum nutriente da água com ração. Todos os dias troco a água, colocando sempre uma nova parte de ração. Isso é sinal de que ela está doente?

    ResponderExcluir
  59. oi gente tenho um jabuti o harry um amigo achou e mi deu ele e bem pequeno tem uns 8 cm eu acho preciso muito de ajuda andei pesquisando ele come bem bebe agua mas percebi que um olhinho dele nao abriu fique desesperada achei que estava doente com olho enchado ai fui percebendo que ele demoro mais abriu os olhinho fiquei com muito medo pois amu tartaruga o que faço para que isso nao aconteça mais e desisperador e tenho muito medo de levar ao veterinario porq meu amigo achou e me deu porq se nao ele iria morrer pois estava em uma via onde passa muitos carros estou dando amor e muito carinho mas nao quero que isso aconteça mais com olhinho do harry gente me ajuda amo demais meu harry e preciso saber se existe alguma coisa que eu possa fazer para registra meu harry para não ter problemas com fiscalização sou muito correta me ajuda nao quero perder meu harry... abraço a todos...

    ResponderExcluir
  60. eu tenho 2 jabutis o macho se chama Mundinho e a femea Zefa eu dou pão para eles, não devo colocar pão por ser comida de gente?. E o jabuti macho mau se movimenta acho que ele está velho e eles estão brigando porque no começo eles ficavam se olhando e fasendo tipo um dança quero saber porque hoje eles estã brigando o que me levou a separa- los.
    entre em contato com meu e- mail:
    gerdacunha@gmail.com

    ResponderExcluir
  61. Olá! tenho uma jabuti femea, é nova ainda..
    ela não estava comendo, e coloquei ela dentro de uma caixa de papelão com lampada de 60W...mas deixei aquecer demais, e a jabuti começou a soltar agua, parecia estar derretendo de calor. Sei que deixei muito perto dela.. mas isso tem algum problema? Pode acontecer algo grave com ela?
    Depois disso tirei a lampada por instantes...e coloquei novamente, mas mais a cima dela e para não aquecer toda a caixa, de movo a evitar o mesmo problema.

    ResponderExcluir
  62. Segundo o site da Alcon,a ração pode ser usada como única fonte d alimentação para o jabuti e vários outros sites também dizem a mesma coisa.Então pq eu não posso oferecer somente ração ao meu animal?Digo isso seguindo os exemplos de outros animais, já imaginou se tivéssemos que alimentar gatos com camundongos,pequenos répteis e insetos?A ração não foi feita para que isso não ocorresse?

    ResponderExcluir
  63. Olá anônimo, em relação à alimentação do jabuti, somente ração não é o ideal, pois a regra é sempre imitar ao máximo a natureza, lembra??
    As informações que coloquei aqui sobre alimentação vieram de fontes confiáveis, como por exemplo artigos científicos e opiniões de especialistas da área. Não dá para comparar a opnião da empresa que VENDE está ração com a opinião dos especialistas. É mais ou menos a idéia de você querer tratar um câncer com um estrato de folha de árvore só porque a empresa que vende este extrato te fala que é a melhor coisa contra o câncer... Não dá para comparar...
    Você pode até querer dar só ração para o seu animal, mas com certeza não será o melhor para ele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  64. gostei muito de suas dicas,tenho 12 anos de idade mas cuido bem dela tenho a ajuda de minha mãe, quando eu crescer vou ser engenheiro eletrônico já inventei varias coisa para ela, vou tentar fazer a casinha dela ela ta morando no quintal. um abraço e obrigado.

    ResponderExcluir
  65. Oi Renato: ganhei uma jaboti a dois anos, cuido dela muito bem ela se alimenta com ração, frutas variadas,verduras adora graminhas,bebe agua de coco, come carne moida crua. no dia 07 de julho ela foi atacada por ratasana que entrou no terrario, fiquei quase louca quando encontrei ela pela manhã toda ensanguentada, procurei alguns veterinarios ninguem quis me ajudar por ser um animal da fauna brasileira, me aconselharo sacrificala, não tive coragem, cuidei dela com os recursos que eu tinha naquele momento. Com 3 meses do acidente ela esta cicatrisada mas toda aleijadinha, voltando a se alimentar e se arrastar com muita dificuldade. gostaria de fazer mais alguma coisa mas não sei como. Um abraço obrigada Lyade

    ResponderExcluir
  66. oi renato sei que ñ esta respondendo mais mais estou com grande problema meu jabuti esta com a pele embramquecida ñ sei se esta trocando de pele ou se esta com fungos e bacteria ele esta cheirando a mofo ñ sei o q faço me de uma orientação por favor obrigada

    ResponderExcluir
  67. Renato preciso de sua ajuda tem um jabuti tinga que esta sem come a uma semana, na minha cidade nao tem nenhum veterinario que entenda de jabuti, entao gostaria de saber qual a vitamina que posso dar a ela pois ela esta muito fraca.
    Por Favor me oriente Obrigada.

    se puder me passe a orientaçao por email:
    marli-girardi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Reanato adorei essas informaçoes, tenho uma duvida quanto a lampadas, pode ser a Lâmpada Exo Terra Sun Glo V 100W Daylight Spot 2133 ? onde moro nao vende, entao so pela internet mesmo, nao ha o risco de eles se queimarem qdo estiverem em exposição a essa luz?onde eles estao nao tem sol e onde moro tb e frio, mais uma vez parabens pelas informações

    ResponderExcluir
  69. oi renato,parabens pelo blog,nasceu um jabutizinho em meu quintal ,tem apenas 3 dias e o que devo oferecer para ele?agua?algum alimento especifico?me ajude por favor

    ResponderExcluir
  70. Oi Renato, bom dia!
    Lá em casa meu filho caçula ganhou uma jabutizinha, a Lilica, é o xodó da casa. É birrenta para comer como criança, rsrsrs, mas hoje minha filha mais velha notou que ela está com uma bolinha no rabinho, nem sei se chama assim. Está meio arroxeada e mole. Estou preocupada, pois andei lendo por aqui que pode ser um tumor. Não sei se tem veterinário especializado em minha cidade. Moro em Salvador, estou preocupada mesmo, não quero minha pequenina doente. Pode me ajudar?
    Aguardo ansiosa, meu email é teomarlucena3@uol.com.br

    Teomar

    ResponderExcluir
  71. tenho um jabuti macho de 23 cm ele vive sozinho sera se eu botar um pequeno de 9 a 11 cm junto com ele para faze-lo companhia sera que brigam

    ResponderExcluir
  72. Ruan Lopes, não é necessário, uma vez que os répteis vivem muito bem sozinhos. Eles não são que nem os mamíferos que sentem falta de uma companhia. Abraços! (Esta dúvida vai entrar para o livro!! :)

    ResponderExcluir
  73. Oi, boa noite
    Adquiri um jabuti de quase três meses em uma loja certificada pelo Ibama. Entretanto, o atendente não soube informar quanto tempo á necessário que a lâmpada de radiação infravermelha fique acesa. Segundo o seu blog seria durante um período de aproximadamente 8 horas. Seria melhor durante a noite ? E tal medida não pode desidratá-lo?
    Ele tem quase 15 cm.

    ResponderExcluir
  74. Oi Renato,boa noite
    Ganhei recentemente um casal de jabutis, o macho mede mais ou menos uns 35 a 40cm, a femea é um puco menor. Meu quintal é espaçoso e o piso é de areia,fiz uma cobertura de madeira para abriga-los a noite.Gostaria de saber se preciso forrar o chão do abrigo deles por causa do frio.Moro em Teresina- Piauí onde em geral o clima é quente mas está começandoo período de chuvas.
    Sei que não está mais respondendo,se for possivel responde aí! Parabéns pelo livro, gostaria de adiquiri-lo.
    Ulisses

    ResponderExcluir
  75. Olá Renato, em primeiro lugar quero agradecê-lo por manter este blog interessantíssimo sobre os jabutis. É EXCELENTE!!!! Meu filho ganhou um que deve ter + ou - uns 5 anos, e pesquisando os fornmtos na net, já descobri que ele é macho, ele é idêntico ao jabuti de cabeça vermelha no topo da página. Lendo suas respostas, tenho certeza que ele está bem saudável, ele é muito brincalhão, adora bola. Esta sempre andando entre as minhas pernas e do meu filho de 3 anos. Eles são animais inteligentes d+ e ñ tem nada de pacato como eu pensava, estamos cada vez mais apaixonados por ele e queremos cuidar cada vez melhor dele, começando por um ajrdim com terrário que vamos preparar p/ ele de acordo c/ suas dicas. Ele come frutas e verduras todos os dias. Estou c/ ele há 1 mês, vc acha que introduzo a ração na alimentação dele? E a carne? Agradeço desde já pela ateenção
    Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve introduzir sim ração,carne tbm mas só uma vez por semana.

      Tenho uma jabuti e minha mãe comprou pela net ração recomendada pelo blog.

      Excluir
  76. Olá, tenho um jabuti filhote, ele não quer mais comer, e só quer dormir. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  77. Olá meu nome é Fernanda, estou coom um Jabuti a dois dias...comprei a ração indicada em seu site. Mas ela não come..ainda é um bebê por isso eu amoleci sua ração. Mas também estou dando alface pra ela. Pode me explicar porque ela não quer comer a ração?

    ResponderExcluir
  78. olá como vai???
    meu casal de jabuti ficam no quintal e o piso é pedra mineira tem algum problema devo mudar eles de lugar ou posso deixar-los!!!
    grata

    ResponderExcluir
  79. olá meu nome é leila..estou desesperada!!tenho dois jabutis filhotinhos..a menor está saindo uma gosminha da boca,nao esta comendo..nem bebendo agua..socorro,por favor..aqui onde moro nao tem veterinario especializado,o que tem nao sabe nada de jabutis..por favor me ajudem,nao quero perder minha ariel..ela abre a boca de vez em quando,acho que esta com falta de ar,o que sera..eu choro o tempo todo,nao sei como salva-la..nem sei se tem remedio pra isso..por favor se puder me ajudar,agradeço do fundo do coração.

    ResponderExcluir
  80. Olá meu nome é Marleide, ganhei dois jabutis do meu pai,moro em casa e não tenho muito espaço no quintal que por sinal é cimentado,ainda não consegui fazer um terrário para eles, estou muito preocupada pois percebi que um deles está vomitando. O que pode ser?será que tem alguma coisa que eu posso fazer em casa para que ele melhore´pois estou sem condições de levá-lo ao veterinário??Ficarei muito grata se puder me ajudar!!

    ResponderExcluir
  81. Ola queria fazer uma pergunta. Não sei se alguem sabe algo de tartaruga mas a minha tartaruga anda com uma coisa muito estranha. quando cheguei perto dela no aquario dela q tem agua rasa pois ela n gosta de ficar na agua por muito tempo, vi q avisa uma estranha coisa preta atraz dela. era parecido com um balão murcho preto. a alimentação dela é restrita a camarões ( comida comprada nas veterinarias) e alface só isso q ela come. quando levantei ela a coisa preta entrou para dentro dela devolta. era maior q qualquer dejeto normal dela. queria saber o q pode ser, não sei se existe veterinario q cuide desse tipo de animais

    ResponderExcluir
  82. Acabei de ganhar um jabuti macho, q foi encontrado perambulando na rua. Ele tá muito maltratado e seu casco tá com 80% sem placas. Como devo tratá-lo?

    ResponderExcluir
  83. ola gostaria muito de uma ajuda ... a mais ou menos 1 ano ganhamos um jabuti filhote que estava perdido no quintal de uma amiga, estamos cuidando dele desde já ... mas a algum tempo apareceu umas manchas brancas em baixo dele e no casco o que pode ser?????/

    ResponderExcluir
  84. Olá pessoal, que bom encontrar este blog.
    Há dois dias ganhei um jabuti macho de uns 8 anos de idade, tem uns 15 Centímetros e aparentemente está saudável.
    Coloquei hoje mamão e ele comeu e coloquei tb uma baciazinha bem razinha com água fresca, ele está no quintal de minha casa, a primeira noite dele ele dormiu embaixo do pé de pitanga e hoje a segunda vez ele está dormindo neste exato momento embaixo da caixa dágua do quintal,tudo ele escolheu, o primeiro dia aqui em casa, ele passou a manhã e a tarde andando o quintal inteiro como reconhecendo o ambiente,o quintal tem uma parte de terra com algumas árvores e depois tem lajotas de cimento, ele andou em todos os lugares, aqui onde moro em Recife, é muito quente nesta época do ano, mas ele gostava de ficar no sol, eu tirava ele , e de repente ele voltava para o sol, então deixei pra lá.
    Estou dando comida uma vez no dia, e sempre vai ter água fresca pra ele, espero que ele seja feliz neste novo lar, pois a antiga dona , não tinha mais condições de cuidar dele pois viaja muito e ficava dias fora de casa,então eu aceitei a doação, mas sou marinheiro de primeira viagem e estou pesquisando na Net como cuidar do Jabuti e encontrei este excelente espaço aqui.
    Eu acho que estou fazendo tudo certinho, mas aceito todas as recomendações de quem é mais experiente tudo em nome do bem estar do meu jabuti que se chama "Frederico", foi minha esposa que escolheu o nome já que nem sabíamos se tinha um ou não.
    abraços a todos.

    ResponderExcluir
  85. Amei seu site!!! Minha filha ganhou uma fêmea de uma amiga que tem um casal. Ela tem hoje 03 anos, adora comida de cor amarela (adora melão e manga, dou ração própria pra ela e também camarões (próprio também. As vezes dou ovo cozido e no verão sempre lhe dou um banho...adora andar pela casa mas estou tentando evitar pois faz alguns dias que a perdi e encontrei atras da geladeira e perto do motor, desde então ela fica em meu quarto. Ela não aceita mais ficar no pequeno terrario que improvisei. Referente ao som, desde pequena eu converso com ela (não sou louca né?!)e fazia alguns sons com a boca na qual ela faz também. Gostam de carinho no pescoço e sou a única que ela ainda não mordeu!Gostaria de acasalar quando for a época. Se conhecer alguém de SP que esteja com um jabuti com a mesma idade da minha por favor, me informe.Continue nos informando e parabéns pelo site!!

    ResponderExcluir
  86. Holá renato tenho 3 jabutis ,posso passar um pouco de azeite de oliva (puro) no casco deles para dar um brilhozinho depois do banho?

    ResponderExcluir
  87. Olá ganhei um jabuti de uma família de japoneses, ele apareceu na casa deles quando era filhote a mais de 20 anos e nunca foi embora agora que eles estão de mudança não queriam deixa lo pois ele foi praticamente criado entre humanos pois quando apareceu era muito pequeno, agora eu e minha esposa estamos apegado ao animal e gostariamos legaliza lo para não termos problemas com o ibama gostaria de saber os procedimentos e se é possivel pois ele por ter sido criado com humanos não saberia sobreviver em um ambiente selvagem, ele é muito bem cuidado tem alimentação saudavel de frutas verduras e carne tem um grande espaço para ele e água fresca recebe cuidados diariamente e não queriamos perde lo, será que é muito dificil conseguir a licença para o animal? a policia florestal de onde eu moro não é muito boa quanto a isso eles pegam animais de cativeiro e soltam direto na natureza sem nem tentar prepara los para a vida selvagem ou simplesmente o devolvem por não ter espaço mas até a devolução ficam muito mal cuidados isso é uma coisa muito triste de se ver sendo feita pela policia ambiental de SP

    ResponderExcluir
  88. Olá, eu tenho uma jabutizinha chamada Bebela ela é criada no quintal na ceramica e tá muito pesada rastando o casco de baixo no chão e está com dificuldades de andar.. o q eu faço ? entre em contato com migo porfavor; msn: mayaraalmeidacruvinel98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  89. OLá, tenho uma tartaruga pequenina (talvez uns 4 cm) que na última semana apareceu gradualmente umas "manchas" vermelhas nas fissuras da carapaça. Parece sangue...também tem no plastrão algumas mas dizem que aí é normal. Será que me pode ajudar? sabe o que pode ser??? estou super preocupada :(

    ResponderExcluir
  90. Oi gente gostaria que alguem me ajudasse
    minha tartaruga vivia em baixo do meu tanque era cercado tinha agua comida mato e uma casinha de papelao
    eu achei que ela estava muito sem espaço e fui fazer uma casinha nova pra ela
    eu fiz no fundo do quintal mas dali umas horas ela sumiu e meu quintal e muitoo grande
    tem algum lugar específico em que eu possa procura-lá??

    Agradeço a Resposta

    ResponderExcluir
  91. oi meu nome é Abner tenho 14 anos...
    tenho 2 jabutis,a ína e o Fred.
    eles se acasalaram a alguns meses.
    e a ína desovou varios ovos nesse sabado dia (05/05/2012)
    eu assisti toda a desovasão fiquei adimirado com a espertesa dela para fazer o buraqui para colocar seu ovinhos, mas eu queria saber quanto tempo demora para eles sairem do lugar onde foram colocados,e quiria saber quanto anos eles vivi e se raros eles sairem do lugarsinho..
    obrigado por ler..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve demorar uns seis meses para nascer,

      Excluir
  92. Bom dia,to muito nervosa,pois coloquei fogo no mato em minha casa e não vi que meu jabuti estava em baixo das folhas,resultada queimou seu casco e agora esta soltando o casco,esta com mal cheiro e não sei o que fazer,existe algum remédio? Por favor me ajude, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  93. Meu Deus, leve em um veterinário correndo. Não tem remédio que você possa fazer em casa. É veterinário e ponto final!

    ResponderExcluir
  94. OLÁ,meu nome é MARCELO eu tenho um jabuti e ele está todo mole e não se movimenta tem umas horas,minha casa está sendo pintada e eu acho que seja o cheiro o contato dele com a tinta,mas não tem certeza.Por favor tem algo que eu possa fazer? ou levar diretamente ao veterinario?

    ResponderExcluir
  95. Boa tarde. Minha jabuti acasalou há alguns meses e ontem botou ovos em terra marrom, normal de jardim. Isso já aconteceu várias vezes, mas os ovos nunca chocaram, os filhotes nunca nasceram. O que posso fazer para ajudar os ovos a chocarem e os filhotes nascerem dessa vez?

    Obrigada e aguardo.

    ResponderExcluir
  96. renato eu procurei mas nao achei nada sobre a reproduçao dos jabutis e gostaria de saber:
    1)onde ficam os orgao reprodutores
    2)como saber se a tarta e o uguinho (meus jabutis) estao em idade de reproduçao (o uguinho ja tem a concavidade na "barriga" e os dois tem a mesma idade)
    3)Eu ja vi algumas vezes ele tentando acasalar com ela mas nao sei se realizou a copula (pq ela nunca botou ovos) exeste alguma maneira de ajuda-los?(eu nao sei se é normal mas ela fica fugindo dele )
    4)Quando ela for botar os ovos ela fara um buraco ou algo asssim?Moro no sul e se ela botar os ovos oque devo fazer?

    Obs: Seu bloq é otimo sempre que tenho duvidas vweno aki (geralmente acho as respostas nas perguntas do outros mas seobre isso njao consequi) meu parabens pelo seu blog

    ResponderExcluir
  97. Boa noite, tenho um jabuti que se chama Uga, ela fica no quintal que oferece vários tipos de ambientes a ele. Mas de um mês pra cá ele ficou meio sumido. Dai fiquei sabendo que ele hiberna durante aprox. 3 meses. Gostaria de saber se isso é verdade, se tem algum cuidado especial nessa época. Aguardo respostas com urgência e agradeço desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
  98. eu tenho 3 tartaruga chamadas tili,tilica e tiulola so que agora vou troca uma delas por um macho, ai minha tartaruga so fica na areia oque que eu faço? espero uma resposta!

    ResponderExcluir
  99. Olá, posso um jabuti. Ele tem mais ou menos 6 anos... faz duas semanas que ele come muito pouco. Não sai da casa dele, e fica por muito tempo com a cabeça baixa perto do solo. Será que é por conta do frio essa falta de apetite. Estou muito preocupado com ele... e não tem ninguem que conheça que mexa com jabuti. você foi a única pessoa confiavel que achei na internet. Se possivel me retorne urgente via e-mail. Caso ele estiver doente também gostaria de saber como tratar.

    ResponderExcluir
  100. Renato, bom dia.

    Uma amiga tem um jabuti pequenino ainda. Ele está com a cabeça toda de fora,parado, não come,não bebe. O que pode ser? Perguntei se tinha material de limpeza perto dele,ela disse qeu não. Ela está desesperada,vc pode ajudar? Por favor precisamos salvar ele.

    ResponderExcluir
  101. Oi!Esperava que vc ou alguém pudesse me ajudar...Tenho uma tartaruga femea que mora em apartamento,comigo,e colocou dois ovos,sem ter contato com macho algum.É normal? Devo leva-la a um veterinario para receber vitaminas? Desde já agradeço muito! Luciana Dias

    ResponderExcluir
  102. Olá moro na paraiba e crio 2 jabutis um acho que mais velho do que eu e um femea tbm o macho pra comer dar trabalho ja a femea come de tudo agora nessa epoca de chuva ele fica no sol e dorme como tivesse morrido fico com muito medo dele morrer :-(

    ResponderExcluir
  103. Oi tenho uma jabuti de uma ano, ele esta espumando pela boca, lacrimejando os olhos e nao come mais direito.. o que seria, na minha regiao nao há ninguem especializado...
    me ajude....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. de a ele outros tipos de alimentos .O meu parece q faz malcriação não quer comer a comida q boto pra ele .ele e u sacana passa encima do alface.Então eu dou outros tipos de alimentos o meu e viciado em Mamão.tente frutas que retenha muito liquido .

      Excluir
  104. ola tenho tres jabutis e uma delas é filhote enfim as outras é um macho e uma femea e estao brigando o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde. Há um ano ganhei um Jabutizinho de um ex namorado. Moro no interior do estado de Goiás, e não há nenhum veterinário especilista em répteis, portanto todos que procuro não podem me ajudar. Meu jabuti, há algum tempo atrás, começou a ficar indisposto e sem apetite, como não sabia o que fazer procurei na net e encontrei seu blog, e venho seguindo suas orientações desde então. Hoje quando cheguei do serviço, ele estava espumando a boquinha e com diarréia, e infelizmente veio a falecer. Não quero ficar sem, gostava muito desse, mas quero outro. Vc sabe me dizer como faço para comprar um jabuti legalizado?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  106. Olá, eu tenho uma jabuti filhote e fiz um terrário com uma gaveta 72x36. Eu deixei o terrário na laje, porque fiquei sabendo que ela gosta de tomar sol. Mas só que ela não fica no sol, quase todo o tempo fica dentro da parte coberta do terrário, quero saber o porque disso ?

    ResponderExcluir
  107. Oi ^.^
    Meu tio adoto uma jabuti piranga e deu pra mim ,
    ai meu pai , que é zootecnista , acho um terreno pra ela no nosso quintal de fora,
    ele tem 3 plantas grandes que ela gosta de passar entre elas, e uma pedra que adooora ficar debaixo dela, meu pai pego algumas pedrinhas e monto a casinha, com a que sobrou coloca como lugarzinho dela comer,que eu coloco ração e as vezes frutas , e coloquei um pires bem raso pra ele beber água.
    Só que, no terreno dela NÃO bate sol, mas quase todo dia eu coloco ela numa graminha bem grande que lá bate o sol na grama inteira , quando ela ta suja eu pego um prato (kkkk) coloca aguinha e coloco ela lá, ai depois eu deixo ela andar um pouco...Ela tem eu acho que 1 ano, queria saber se ela tem cuidado, quando eu pego ela e coloco no chão eu faço carinha na cabeça dela, ela adora ^.^ Ela tem cuidados? Por favor,obrigado a quem me responder.

    ResponderExcluir
  108. Me ajuda, estou desesperado não sei mais oque fazer, tenho um jabuti a dois a três anos, ela sempre foi bem saudavel, andou muito pela casa, geralmente ela fica na parte de baixo, e e um piso, de uns tempos para cá ela parou de comer e defecar, e fica fazendo um ruido com a boca, tipo Clack Crock, E abre a boca bem grande! está molinha e não está andando muito! me ajuda por favor não quero perder ela!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela esta garvida e fica com o filho 4 anos na barriga

      Excluir
  109. OI tudo bem? Minha filha ganhou um jabuti filhote,ela tem aproximadamente 0,7 cm .Ela esta comendo bem porém ate agora nao vimos ela beber agua.Estou muito preocupada ,eu coloquei agua para ela em uma tampa de pote de requeijao ,ela sobe em cima da tampa lava o rosto porem nao bebe nada.Ela faz coco mas ate agora nao vi xixi.Outra coisa, ela dorme muito.Gostaria de saber tambem qual a ração que devo dar para ela.

    ResponderExcluir
  110. Olá, tenho 3 jabutis-piranga que ganhei, já adultos.A fêmea tem por volta de 40 anos e os machos por volta de 20 anos. Dizem que os jabutis são gregários, mas os meus não se misturam entre si e têm temperamentos bem diferentes: a fêmea é dócil e sociável (costumava ser), o macho menor é fujão, assustado e arredio, come pouco e bebe pouca água, e o macho médio, se deixar, fica o dia todo parado debaixo de uma touceira de mato, mas se eu o pego e o ponho na frente da água e da comida, ele se alimenta bastante, mas do contrário, nem sai de lá. A fêmea acabou de botar e está com um comportamento estranho. Mês passado, ela não estava nem comendo nem bebendo água, aí eu meio que forcei sua alimentação, dando as frutas e vegetais na boca e colocando o pratinho de água bem à sua frente, a toda hora, até que ela enfim tomava uns goles. Devo fazer isso? Agora ela se alimenta bem, mas está mto agressiva; hj fui dar um pepino na boca dela (pois às vezes ela vai abocanhar e escorrega, então seguro pra ela)e ela veio andando rápido pra perto de mim e de repente jogou-se pra frente, fazendo aquele barulhão de casco batendo no chão, depois começou a andar bem empinada e se jogando, me expulsando de lá. O q está acontecendo com ela? Ela era mto dócil...outra coisa: vc acha q eu devo tirar os ovos do buraco e fazer um terrário com terra (!) e areia pra eles? Mais uma dúvida: os olhos dela espumam, o que devo fazer? Moro num sítio e aqui não tem pet pra animais silvestres e nenhum vet. sabe me informar nada, então agradeço mto a sua ajuda!

    ResponderExcluir
  111. Comprei um Jabuti e meu Irmão o deixou cair no 1° dia e ela vomitou, agora ela não está andando nem comendo, está fazendo muito xixi, e posta ao Sol ela começa a coçar o olho.
    Ela ainda é um Filhote e Não sei direito onde deixa-la, na areia, nas pedrinhas, ou em um pequeno baude.
    Será que ela se machucou muito, não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
  112. Eu tenho uma jabuti e ela se chama Adriana, e de uns tempos pra cá ela tá meio doentinha não come nada só bebe agua. Ela fica com o nariz saindo umas bolhinhas, parecem de catarro, e ela fica abrindo a boca o tempo todo. Você poderia me ajudar? Por favor, made-me um e-mal para: joaogabriel2015@hotmail.com caso você encontre o motivo e o tratamento para isso.
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  113. Prezado,

    Estou com uma duvida, meu jabuti fêmea nunca acasalou, e esta com o seu órgão sexual (assim eu acredito) exposto, e eu vejo que ela respira fundo e ofegante quando vai fazer suas necessidades, isso pode vir a causar alguma complicação para ela, meu tio também tem jabutis e diz que as suas fêmeas costumam colocar ovos mesmo quando não acasala, eu estou achando que é isso pós eu crio o meu em casa e não tenho terreno para que ela possa cavar e colocar seus ovos.

    ResponderExcluir
  114. Me ajudem!!!!! Olá, tenho um jabutizinho de 7 meses ainda bem pequeno, sempre comeu bem, toma sol todos os dias,mas tem 3 dias que ele só fica com a cabeça dentro do casco e as patinhas encolhidas, porém quando pego nele, ele corresponde, tem força nas patas... o que faço? será que ele está doente? ou será frio?

    ResponderExcluir
  115. Boa noite. Meu amigo tem um jabuti acredito q seja o jabuti-tinga. mas não sabe a idade, tem aproximadamente 20 a 25 cm, e ja está a uns 7 anos com ele. Teria como saber ou pelo menos aproximadamente a idade?!

    ResponderExcluir
  116. Olá. Boa noite. Um amigo tem um jabuti, acredito q seja o vermelho, e quer saber a idade dele. Tem aproximadamente uns 20 a 25 cm, a está com ele a uns 7 anos. Teria como saber ou aproximadamente a idade dele?!

    ResponderExcluir
  117. Olá, tenho dois jabutis, uma femea e um macho, os dois tem por volta de 7 a 8 anos. Eles vivem no quintal da minha casa que é feito de concreto, que mal que isso poderia fazer a eles?

    ResponderExcluir
  118. ola, Renato, quero parabeniza-lo pelo seu excelente blog, de longe o melhor que ja li na net! Me ajudou muito sobre como cuidar da minha amada JUJU, meu sonho de infancia, meu bebê!!Eu a ganhei a 1 ano e 5 m e desde então minha vida mudou p melhor!Não sei sua idade, mas ela cabe na palma da minha mão!Estou escrevendo pela 1 vez, porque quero compartilhar c outros o que passei qdo ela adoeceu, pois vejo muitos desesperados p ajuda e não a conseguem!Não sou veterinaria e recomendo a todos que se puderem procurem um, mas vamos la! Ha pouco mais de um mes, ela adoeceu, fiquei deseperada ao ve-la se arrastando, espumando pela boca e nariz, respirando mal, ela não comia e pouco bebia! Aonde moro não tem veterinario que entenda de repteis, então comecei a pesquizar pela net e achei um caso igual ao da minha e comprei os medicamentos! Tentei dar a ela, mas quase não abria a boquinha! Então fui comprar ração de cachorro p minhas pinchers e falei c a balconista sobre ela e a mesma me disse que a sua estava do mesmo jeito e me indicou um antibiotico p por na agua e uma vitamina que foi tiro e queda! Estou imensamente feliz,minha JUJU melhorou muito,esta quase correndo e comendo feito um leão, uma mistura que na aflição fiz p ela ( bati no liquidificador ração de cachorro papita+ cenoura+ espinafre e misturei algumas gotas de Glicopan Pet)Rapaz, como a bichinha adorou aquele negocio verde que parece coco de cachorro! Bem,essa e outra iguaria que essa especie adora! Minha unica tristeza e que ela qdo me ve foge correndo, mas tudo bem, afinal era eu que tentava dar lhe o remedio na boca! Mas sei que c o tempo ela vai voltar a andar atras de mim como fazia antes! Relato isso porque as vezes e bom ouvir pessoas que ja passaram por isso e podem nos ajudar! Eu e JUJU desejamos muito sucesso p seu livro e que vc continue seu blog p ajudar a todos nos que precisamos!! Muita paz e felicidades p vc! Ate mais!!

    ResponderExcluir
  119. Bom dia!

    Queremos criar um jaboti. Moramos em apto que tem uma enorme jardineira com grama.O apto é poente e bate muito sol á tarde. Como fazer para esse espaço ser saudável para ele? Eles comem grama?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  120. Olá. Tenho um jabuti que tem uns 60 dias de vida. É preciso controlar a quantidade de comida que ele ingere? Eu vi que ele vomitou o que tinha comido mais cedo e está com diarreia. Na verdade ele está expelindo uma secreção que mais parece pus. O que há com ele? Quais os alimentos mais indicados nessa situação?

    ResponderExcluir
  121. renato
    tenho um jabuti
    qual seria as comidas agradaves a ele.

    ResponderExcluir
  122. Oi preciso de ajuda, tenho um casal de Jaboti,a Jaboti fêmea botou mais de 20 ovos na caixa de areia, no quintal, agora não sei o que fazer,quanto tempo eles demoram pra nascer?me ajudem por favor.meu email andressagabreu@hotmail.com entre em contato comigo,obg.

    ResponderExcluir
  123. depois que a jaboti femea acasala qto tempo ela demora botar ovos

    ResponderExcluir
  124. depois que uma jaboti femea acasala qto tempo demora p botar ovos

    ResponderExcluir
  125. Boa noite, tenho um Jaboti de cabeça vermelha e patinhas com detalhes amarelos há um ano; desde que o ganhei, ofereço vários tipos de alimentos, como frutas, verduras, mas ele prefere sempre ração de gatos (tenho 6) e se dão super bem!
    Ontem ao acordar, levei um susto enorme, pois quando viu levá-lo até a cozinha para comer (ele adora ficar no meu quarto embaixo da cama!)e quando o peguei havia uma "tripa" saindo da sua cauda com uma coisa na ponta. Fiquei apavorada e quase saí correndo com ele para algum lugar onde pudessem me ajudar, mas resolvi dar uma olhada na internet e dentre algumas respostas sempre aparecia que essa "tripa" seria o pênis dele, será verdade? Estou muito preocupada!
    Por favor, me responda!
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  126. oi,moro em poa/rs e tenho um jabuti fêmia e to procurando um jabuti macho aqui para acasalar.se alguém tiver um ou conhecer alguém que tenha, manda um e-mail lelelenaew@gmail.com
    vlw

    ResponderExcluir
  127. Olá, eu tenho um casal de jabutis e nasceram 3 filhotes ontem, só que uma nasceu com uma espécie de bolha em baixo do casco, e esta impedindo ela de se locomover direito. Existe algum modo de retirar essa bolha ?

    ResponderExcluir
  128. Olá... Tenho um jabuti de uns 14 cm que ganhei de uma vizinha porém, não sei da procedencia dele. Mas gosto muito dele, tenho um quintal amplo e um jardim grande onde ele sempre passeia, eu e minha mãe adoramos ele e fazemos tudo por ele como se fosse um filho, mas me preocupo com a questão do Ibama, e me parece que algumas pessoas que postaram aqui também estão na mesma situação que eu, pois ganharam seus jabutis. Gostaria de saber o que fazer nessa situação. =/

    ResponderExcluir
  129. ola eu tenho 2 mais nao sei definir o sexo ontem um subiu em cima do outro eles tem 6 anos de idade o que estava em cima colocou algo parecido com um orgao masculino para fora mais quando fui pegar a que estava em baixo ela tmb tinha mais era diferente e agora ? como faça para saber ?rsrsr

    ResponderExcluir
  130. Olá, me chamo Luiz e ganhei hj uma jabutizinha de 7cm e estou muito feliz. Colocamos ela no corredor de casa de cimento, dei banana e repolho pra ela hj. Quantas vezes ela come por dia? Eu tenho que dar agua pra ela? e agora a noite eu a recolhi e a coloquei na cozinha. Me ajude.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  131. meu jabuti esta com uma pequena ferida na parte de baixo do casco que aparentemente sangra. sempre que vou olhar esta com algumas formigas no local. percebi a lesão há dois dias e nao sei o que fazer. estou com medo que possa se agravar. se alguém souber como tratar por favor me diga pois não conheço veterinário que atenda jabuti aqui na minha cidade.

    ResponderExcluir
  132. oi td bem,eu achei um jabuti femea de rosto vermelho na minha garagem,ela esta com as patinhas de trás meio raladas e a da frente está meio seria,aparece a pele dela,eu levei no veterinario e ele me disse que esse problema de pele dela vai passar,que outra pele vai crescer no lugar dessa que caiu,o veterinario me disse que eu devo alimentar ela com:bananas,alfaces,tomates e todo tipo de verduras,que não precisa de ração especial para ela,e não precisa comprar alguma lampada especial para ela,é só colocar ela junto com o terrario dela no sol,e que dovo dar banho nela 1 vez por semana colocando a em baixo da torneira ou mangueira para ela se molhar,ele está certo falando td isso ? eu contei os relevos e gomos nas costas dela,ela tem 5 gomos então ela tem 5 anos?

    ResponderExcluir
  133. Meu jabuti está sem comer, sem andar, sem se mexer e parece que a pata traseira está mole e quando mexo nela ele n faz nada... Não sei o q fazer estou desesperada.. me ajudem Por Favor

    ResponderExcluir
  134. Boa tarde. Encontrei um ou uma jabuti de cabeça vermelha a dois dias, e parece coisa de Deus porque ontem teve um temporal tremendo e aqui sempre tem enchente. pois bem, meu filho me convenceu a ficar com ela e bastou so um dia pra todos aqui se apaixonar por ela. mas queremos cuidar dela da forma correta. eu ja li todos os post daqui mas ainda temos umas duvidas: como saber a idade dela(e), porque nao esta comendo e nem bebendo,como saber se ela precisa tomar vacina ou algo assim, precisa dar banho, de quanto em quanto tempo preciso dar banho e como dar banho?
    Aguardo desesperadamente por resposta porque nos apaixonamos perdidamente por ela ou ele e queremos cuidar bem desse nosso mais novo membro da familia.
    Agradeço desde ja.
    Kely!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, eu não sei muitas de suas perguntas mais só para parar de ficar "ela ou ele" se tiver barriga funda é macho e se tiver barriga reta é femea. obrigada.

      Excluir
  135. Olá
    Tenho uma Jabuti e alguns dias venho notado algo estranho preto saindo da parte posterior dela. O comportamento dela aparentemente está normal está movimentando-se, comendo e bebendo água direitinho.
    Não faço ideia do que seja isso

    ResponderExcluir
  136. Ola Renato, ganhei um jabuti, os donos dele são de longe,e não sei o que é saudável para ele comer, e nem quantas vezes ao dia, ele deve comer ou beber água. Você poderia tirar minha dúvida?

    Anninha
    Obrigada.
    Colatina-E.S.-domingo, 21 de Abril de 2013- às 15:46

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não sou nada do blb rss , mais posso te dizer umas cooisas . eu tenho uma(um) Jabiti é pequeno ainda , mais é a mesma alimentação dos grandes só que em menores quantidades
      é Saudavel dar frutas legumes e Verduras .. Evitar Alface pois pode causar diarreia e de dar mt mamão pois também causa diarreia . é Saldavel dar 1x Por cemana um pedaço de Carne Moida sem gelo Crua em temperatura estavel não mt delada , e também deixar disponivel agua em um recipiente raso para que não se afogue e que possa se banhar .E Também tem que dar Ração . eu fui na casa de ração eles me mostraram qual é a ração certa . é a ração para Repteis . é só você pedir ração para jabuti aqui no Rio de Janeiro custa R$ 10 ,90 . Um Pote mais a ração é meio pequuena ai da em conta por um Mês e alguns dias se você Balancear . (: Espero ter ajuudado

      Excluir
  137. Olá,eu ganhei uma jabuti e a respiração dela é meio pesada...escutamos de longe ela e fica horas na mesma posição...isso é normal?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  138. Renato, eu tenho dois jabutis um macho e uma fêmea, o macho anda muito devagar e n consegue se equilibrar nas quatro patas, ele também sempre fica com o pescoço e a cabeça abaixada (só quando vai andar que levanta), ele é tão parado, come pouco e não faz muitas fezes.
    Toda tarde ele toma um banho de sol e anda um pouco, mas ainda estou preocupada com ele.
    Só para você saber ele tem 2 anos. Será que ele está doente?

    ResponderExcluir
  139. Renato,eu tenho dois jabutis um macho e uma fêmea, o macho anda muito devagar e n consegue se equilibrar nas quatro patas, ele também sempre fica com o pescoço e a cabeça abaixada (só quando vai andar que levanta), ele é tão parado, come pouco e não faz muitas fezes.
    Toda tarde ele toma um banho de sol e anda um pouco, mas ainda estou preocupada com ele.
    Só para você saber ele tem 2 anos. Será que ele está doente?

    ResponderExcluir
  140. Olá, ganhei um jabuti mais é muito pequeno acho que tem uns 30 dias de vida.Gostaria de saber como faço pra ele começar a comer, pois ele só bebe aguá e não come nada, já coloquei banana,mamão, alface e nada ele nem quer saber da comida, acho que ele esta ficando muito fraco não sei mais o que fazer, estou com medo de morrer.
    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  141. Olá, eu estava andando perto de casa, e vi algo de estranho no meio da rua, e fui ver o que era. Era um jabuti piranga amarelo ! Eu estou com ela vai fazer 3 meses, e a nomeei de "Tortuguita".
    Bom, ela vive em um tipo de bacia bem grande, com pedras e água pra ela. Mas ela passa a maior parte do tempo no quintal com terra, folhas, água. Ela tem contato com outros animais (vários gatos e 3 cachorros) e eles se dão SUPER bem !
    Minha maior dúvida é que, ela tem 12 cm , e queria saber a idade aproximada dela.
    Obg, :)

    ResponderExcluir
  142. muito bom seu blog , estou colhendo suas dicas eu achei uma tartaruga na rua ela ia ser atropelada pelos carros ai resolvi adota-la
    tenho um pequeno quintal onde ela estar . ela começou a comer mamão e vi comer algumas folhas isto e mato do quintal só que não vejo beber agua. o ideal e fazer um bebedouro d´gua razo qtos centimetro seria o ideal para ele não sei se e macho ou femia ela se chama lacerda ela gosta de viver no chão ou devo fazer uma casa para ela.

    ResponderExcluir
  143. Olá incrivel seu blog, me tirou varias duvidas, a um ano atras meu marido encontrou uma jabuti no terreno onde estávamos construído nossa casa era muito pequena e tinha o casco mole gostaria de saber se era porque ela era bebe ou estava com algum problema, com o passar das semanas foi endurecendo, queria saber também se é verdade que os jabutis não são capazes de sentir algum tipo de afeto pelos donos porque a minha tem o habito de ficar na cava do meu pé quando esta dentro de casa, mais varias pessoas me disseram que eles não sentem afeto, Ahh...O nome dela é Preciosa!

    ResponderExcluir
  144. Minha jabuti se chama Iris.. Não sei como, ms ela se prendeu atrás do sofá. Quando a achamos ela estava com a partes íntimas p fora e uma bola como se fosse de sangue coagulado... E n sine por nada. Mais ela ainda está andando.. Me ajuda n sei o q fazer...

    ResponderExcluir
  145. Qual a diferença entre jabuti e cágado?Minha filha ganhou um mais estou na dúvida.A informação é que ele tem aproximadamente 2 meses.Deve alimenta-lo como? Com frutas.me mandaram dar alface mas pelo que percebi aqui acho que não é indicado é isso? Vou deixa-lo por enquanto numa caixa de papelão. devo colocar uma luz incandescente na direção?Posso colocar areia e pedras em um aparte da caixa?Deve ter um local para ele se molhar? Me ajuda.

    ResponderExcluir
  146. Ola Pessoal ganhei uma jabuti ela tem mais ou menos uns
    13 cm o amigo que me deu disse que ela tem uns 6 anos.
    Uma da doenças mais comuns em jabutis em estado de cativeiro,é a chamada doença dos olhos inchados(POPPED-EYE),ou também conhecida como olhos esbugalhados.Lamentavelmente ela ocorre com frequência,e se deve à dietas pouco variadas,incompletas e com um baixo teor de vitaminas, proteínas,inclusive proteínas de origem animal.Reveja a forma com que você alimenta o seu animal,e não esqueça de incluir CARNE,na sua dieta.Ressalto essa necessidade,mas não cometa o erro de basear a alimentação do animal nesse tipo de item,porque TODO EXCESSO SERÁ PREJUDICIAL!!!.
    Os jabutis são onívoros,ou seja comem quase de tudo,e não apenas vegetais.
    Eis algumas sugestões: ovo cozido(retire a casca),almeirão,couve,couve-flor,couve de bruxelas,pera(macia),banana,manga,ração para cães e gatos(ligeiramente triturada),rações específicas para quelônios,espinafre,rúcula,folhas de beterraba,folhas de brócolis assim como as "florzinhas do brócolis",cenoura ralada,rabanete,chicória,maçã,goiaba(sem as sementes),mamão(em quantidade mínima),agrião,rabanete,e etc.Como podemos observar,a gama de alimentos ingeridos por esse animal é bastante diversificada,e devemos seguir uma regrinha simples no que se refere aos vegetais:quanto mais verdes as folhas,melhores para os nossos animais.Nunca oferte vegetais que se apresentam murchos ou com as folhas amareladas,pois nesses casos,em razão da deterioração,os valores nutricionais se encontram comprometidos e por vezes já em processo de grande contaminação por bactérias,fungos e etc. Procure sempre ofertar alimentos de qualidade e frescos,tomando o cuidado de lavá-los muito bem,sob risco de envenenar-mos nosso "pet" por agrotóxicos e afins.

    ResponderExcluir
  147. Ola, minhas duas tartarugas hiberno, mais elas ainda são filhotes.. o que eu faço? to muito preocupada ><

    ResponderExcluir
  148. Parabens pelo seu post. Tenho a Taty a 18 anos, ela esta enorme. Não sabia te alguns detalhes tipo não poder comer ração de cachorro..ela sempre "ataca" a comida dos meus poodles. Agora ja sei que devo tirar de lá.. e não sabia que tartaruga come carne moída.

    ResponderExcluir
  149. oi,Estou muito preocupada,tenho uma jabuti de aproximadamente 6 anos ,nunca tinha dado ovo pra ela,e resolvi dar esses dias ,a segunda vez que ela comeu começou a passar mal vomitando e com diarreia , tbm não come mais nada após isso tem 5 dias já :" por favor me ajude ! desde já obrigada

    ResponderExcluir
  150. oi,eu posso fazer uma pergunta?.eu ganhei um jabuti bebe e eu deixo ele dentro de casa eu não quero deixa ele ainda no quintal porque ele ainda é muito pequeno e eu tenho medo que ele se perca

    Se eu deixa ele dentro de casa tem algum problema?

    ResponderExcluir
  151. Boa tarde,tenho um casal de jabutis ,pelo que pesquisei são da espécie tinga.A fêmea encontrei na rua (estrada de chão) sendo protegida no momento por uma senhora que passava e ficou com medo que fosse atropelada e não iria ficar com ela então deixou que ficasse!O nome dela é Thatha nomeado pela minha filha e tem o tamanho de 33 cm fazendo a medição por baixo.O macho ganhei de um vizinho que se mudou para apartamento e não poderia mais criar possui 26 cm,com a junção de ambos e após acasalarem a fêmea colocou 12 ovos ;na primeira ninhada colocou 6 que coloquei numa caixa de isopor com areia seca e na segunda após 2 meses da primeira mais 6 que deixei no chão mesmo(faz uma semana).Espero que choquem e se chocar voltarei com novidades !!(OBS: não sei a idade de ambos se puder ajudar).

    ResponderExcluir
  152. Boa Tarde, tô precisando muito de uma informação: Achando que estava fazendo bem aos meus 3 jabutis mandei-os para minha chácara, construí um viveiro para eles e os deixe sob cuidado do caseiro. Devido a alguns contratempos fiquei 3 meses sem aparecer por lá. Por telefone diziam estar tudo bem. Estive lá e decidi traze-los para casa pois o casco de um deles esta com algo muito estranho. Um pedaço esta descascando, Saiu parte da camada preta, e aparecendo o branco debaixo, é como se tivesse saído algumas camadas. Estou preocupada. Aqui em casa além da ração própria para jabutis eu acrescentava folhas e frutas. Desconfio que lá onde ele estava só era dado ração. O que devo fazer??? Obrigada Débora

    ResponderExcluir
  153. preciso de ajuda: Um dos meus jabutis esta apresentando um problema no casco. Uma parte de seu casco esta descamou. Saiu aquela camada preta e esta aparecendo a parte branca. È como estivesse descascando. Por favor o que devo fazer? O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  154. Oi! Eu estou criando uma jabuti e faz três dias que ela está comigo. Ela já é grandinha, acho que tem uns 15 cm. Eu a ganhei de um vizinho do meu amigo, mas quando cheguei em casa e a vi, ela estava com um olho machucado... Não sei se é recente mas creio que não. Ela nunca abre esse olho que é o esquerdo. Acho que ela não vê mais com esse olho... Mas fiquei preocupada, o que faço? E acho também que ela não é registrada pelo o IBAMA. O que eu faço para poder continuar criando ela?

    ResponderExcluir
  155. Bom dia,tenho um casal de jabuti Pirangaa minha fêmea botou dia 26 de fevereiro de 2013.Tenho um enorme quintal com areia e muitas arvores,para eles com todo conforto,mais tenho um cachorrinho ele nunca se importou com meus jabuti,so que neste domingo dia primeiro de setembro.Meu cachorro nao sai do lugar onde os jabuti botou e fica latindo para o mesmo.quando acordei na segunda ela estava fuçando o local...e deixou um dos ovos descobertos,nao 100% mais que dava para visualiza-lo,voltei a jogar areia encima , para tentar tampa-lo.Ela voltou a deixar a amostra da mesma forma tampei de novo,ela late para o local o tempo todo.Gostaria de saber qual providencia devo tomar,se eu mexo no ninho para ver se os ovos estao choco...ou se deixo a coisa acontecer.

    Desde já agradeço pela atenção;

    Walkyria Curvo.

    ResponderExcluir
  156. OI, eu tenho uma historia pra contar , meu esposo é coletor de lixo e esses dias enquanto pegava um saco de lixo notou que estava se mexendo e quando ele abriu o saco um lindo jabuti estava la dentro ele ficou assustado indignado tentando entender pq alguem faria um maldade como essa, mais enfim ele trouxe pra casa e nós cuidamos com muito carinho porém eu não sei se é macho ou femêa. Quando ele chegou andava muito por todo o quintal e agora passa a maior parte do tempo escondido e come muito pouco. é normal???

    ResponderExcluir
  157. gostaria de saber se é legal,criar um jabuti em casa??? e o ibama o que acha disto?

    ResponderExcluir
  158. Oi Renato,meu nome é Karina e embora você foi muito claro eu ainda tenho algumas duvidas,Porque algumas jabutis só põe um ovo? e quando estão dias embernando devem ficar sem comer ou serem acordados para se alimentar? é errado dar banhos de chuveiro com água morninha? e beijar eles podem? o macho quebra os ovos ou matam os filhotes depois que nascem,como reagem a eles? depois de botar o ovo quanto tempo depois ela volta a botar? posso enterrar o ovo numa caixa com areia e guardar dentro de casa num quarto e dar ovo cozidos com casca, é certo? qual o melhor lugar para examinar o bichinho,pois acho que veterinarios não o fazem. e como faço para ter direito legal do Ibama para adotar um Jabuti?

    ResponderExcluir
  159. Minha Jabuti Ta com uma Carne estranha no rabo o que é isso? e o que eu faço?Me ajudem Por Favor

    ResponderExcluir
  160. ola Renato.parabens pelo blog.é muito eficiente.
    tenho algumas duvidas.me ajude
    jabuti sente frio?,em epoca de chuva podem ficar no quintal?
    posso dar banho de chuveiro com agua morna?

    ResponderExcluir
  161. ola renato,parabens pelo blg
    gostaria q vc me tirasse umas duvidas
    jabuti pode tomar banho de chuveiro com agua morna?
    jabuti sente frio?
    em epoca de chuva onde devo coloca los?
    jabuti tem mes certo para botar ovo?

    ResponderExcluir
  162. Olá meu nome é Janaína e tenho um Jabuti piranga Chamada Inalda, caso alguém tenha um macho e que queira acasalar sou de Mauá São Paulo. Ela é Saudavel e não se importa muito em estar rodeada de animais e pessoas.

    ResponderExcluir
  163. Olá meu nome é Marcelo e gostaria de saber duas coisas:
    Primeiro qual será a idade de meu jabuti piranga?
    ele tem 8,5 cm de comprimento e 6 de largura é um filhote .
    Segundo é que dou ração da alcon todos os dias ,será que faz mal comer diariamente esta ração?Eu sempre molho uma meia hora antes de dar a ração a ela para ficar bem molinha.

    ResponderExcluir
  164. ola...por que o papo da minha jabuti ipirnga fica pulando?
    OBS:ela havia sumido por 2 meses e pouco...ai quando a encontrei penssei q ja estivesse morta!por Deus ela esta aqui cmg!!!!!Mais fica com o papo pulando...aguardo respostas!!obgda!

    ResponderExcluir
  165. tenho um jabuti ha dez anos e ele tem apresentado sintomas de pneumonia... mas moro em uma cidade pequena e porem sem recursos...não tem nenhum especialista aqui pra indicar um antibiótico ou algum tratamento mais adequado... o que faço como tratar... não tenho como ir a capital pois é um pouco longe....mais tenho como pedir algum remédio para alguém trazer para mim....? Pamila Dias

    ResponderExcluir
  166. Posso colocar 2 jabutis fêmea no mesmo local? Elas não vão brigar? (O espaço comporta as duas)

    ResponderExcluir
  167. Meu nome é Evelyn.Tenho 10 anos.

    Ganhei uma jabuti domingo,ela mede cerca de 6 cm e não come nem tomate nem cenoura.Ela só cheirou.

    O nome dela é Tuguinha,quero saber a idade dela,será que pelo tamanho vc consegue me dizer?

    Obs:comprei ela na feira

    ResponderExcluir
  168. Olá Renato! Nossa é incrível como só sabemos sobre um ''mundo'' até fazermos parte dele...meu filho ganhou um jabuti piranga, e eu na tentativa de entender e saber sobre o animal, me deparei com seu Blog! Nossa...Parabéns! esse é o primeiro animal de estimação que temos e preciso ser muito boa em cuidar dele, sua ajuda será muito importante! Obrigada!

    ResponderExcluir
  169. oi meu jabuti o HUGO, está comigo a mais 17 anos, sempre desaparecia um ou dois dias e reaparecia morrendo de fome, nestes ultimos meses, ele sumiu por tres meses, meu quintal é muito grande, organizei uma caçada e o achei, porem ele esta magro, brococho, e eu não sei o que fazer, estou contendo ele no corredor lateral de casa, com Sol pela manha e início da tarde, agua disponível, e comida , banana, tomate, mamão, ração de cachorro com leite, mas o cara não come, abocanha aki e ali e nada, hoje ele comeu meio tomate e meia banana, fim, o que faço?

    ResponderExcluir
  170. Olá tenho dois jabutis, creio que o casal, a Laura e o Chico. Adorei essa informações, sempre é bom compartilhar experiências sobre seres que amamos tanto. Sempre tento diversificar a dieta dos meus jabutis, e percebi que eles gostaram mais de: maçã, couve, cenoura ralada, repolho, tomate, ovo com casca (3 vezes/semana) e amaram abacate. Procuro colocar a refeição deles quase sempre no mesmo horário, de manhã e fim de tarde. Quando eles não aceitam a tarde, tendo novamente a noite, sempre dá certo. Estou fazendo certo?ou estou exagerando? eles podem ficar obesos? Sobre as fezes, tem que tem um jeito especifico? A Laura e o Chico sempre fazem caquinha de cor clara, quando comem abacate fica escura. Na questão da água, percebi que bebem mais a noite.

    ResponderExcluir
  171. ola boa tarde eu tenho uma jabuti e eu deixo ela na garagem e ela desceu um degrau no dia seguinte ela estava com o pescoço meio torto tipo olhando so com um olho o outro estava fechado,isso foi ontem hoje ela esta com o pescoço menos torto o que posso fazer desde ja agradeço meu e mail e marcelocontes@r7.com

    ResponderExcluir
  172. Acabei de ganhar o Barrichello e estou cheio de dúvidas.
    Primeiro: como eu sei se é o Barrichello ou se é a Barrichello?
    Segundo: tenho que vacinar?
    Terceiro: moro em apartamento, de tamanho médio, isso é um problema?
    Meu email é thiagouerj@iCloud.com

    ResponderExcluir
  173. esqueci de deixar meu e-mail: eligerfer1@gmail.com

    ResponderExcluir
  174. Bom dia,

    Tenho um jabuti piranga a uns 20 anos e agora ela está com dificuldade de andar, levamos ela a um veterinário e ele disse que ela parece saudável e aplicou soro com calcio (apesar do casco dela ser lisinho, sinal que segundo ele não é falta de calcio).

    Vocês podem me ajudar? Tem alguma dica do que pode ser, ou do que devo fazer?

    Obrigada!!

    E-mail: si.cano@uol.com.br

    ResponderExcluir
  175. Oi, tenho um Jabuti filhote, mas não sei se é fêmea ou macho, como eu posso saber isso ? E ele só dorme e não vejo ele comer ou beber água, queria saber se é normal ele dormir desse modo por ser filhote e o que exatamente eu posso dar para ele comer. Eu dou alface, repolho e banana. Por favor me responda, meu e-mail é liebonfiette@gmail.com

    ResponderExcluir
  176. tenho uma jabuti femea e apos colocar ovos ela esta com uma carne estranha no rabo,oque eu faço ? me ajudem ...

    ResponderExcluir
  177. oi, tenho dois jabotis , um macho e uma femea , eles cruzaram hoje , e queria saber se eles tem que cruzar mais vezes para poderem ter os filhotes ...

    ResponderExcluir